Dia a dia
Cresce o número de mortes violentas no Espírito Santo
O estado vai na contramão da tendência nacional que teve queda nos casos de assassinato no 1º semestre de 2023, comparado ao mesmo periodo do ano ado

Foto: Jorge Villalobos/FreeImages
Subiu o número de mortes violentas no Espírito Santo. A informação foi divulgada pelo índice nacional de homicídios criado e publicado pelo portal G1. De acordo com o mapa, o estado está na contramão da tendência do país que registrou queda no número de assassinatos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Os dados se referem ao 1º semestre de 2023, comparado ao mesmo período do ano ado, onde o Brasil registrou baixa de 1% nos assassinatos. Para a pesquisa o portal G1 utilizou os dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.
O Espírito Santo aparece na lista dos 10 que tiveram alta nos crimes contra vida. Os outros nove são: Acre, Alagoas, Amapá, Maranhão, Minas Gerais, Rio de janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.
O Amapá teve o maior aumento nos crimes. Sobre as regiões, a sudeste foi a única que apresentou crescimento no número de mortes violentas. O Rio de Janeiro teve o maior índice da região, com 17,3%. Na sequência aparece o ES com um salto de 5%.
Números
Ainda de acordo com o portal G1, nos primeiros seis meses deste ano, houve um total de 19,7 mil homicídios, o que indica uma diminuição de 3,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Roraima foi o estado com a maior redução, apresentando uma queda de 22,5%.
Esse número pode ser maior, pois o levantamento não considera as mortes resultantes de intervenção policial. O estudo inclui as vítimas dos crimes a seguir: homicídios intencionais (abrangendo feminicídios); latrocínios (atos de roubo que resultam em morte) e lesões corporais que culminam em morte.
Em 2022, conforme dados exclusivos do Monitor da Violência, o Brasil viu uma redução de 1% nos assassinatos. No total, houve 40,8 mil mortes intencionais violentas, o valor mais baixo registrado na série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública pelo segundo ano consecutivo.
Ainda segundo o portal G1, especialistas do FBSP e do NEV-USP, afirmam que mesmo que essa queda seja motivo de celebração, o Brasil permanece como uma nação com altos índices de violência. A média no último semestre foi de quase 110 homicídios diários.
