fbpx

Dia a dia

Covid: 70% dos infectados são negros e pardos, aponta pesquisa

Segunda fase do inquérito sorológico apontou ainda que incidência no Espírito Santo também é maior em residências com mais de cinco pessoas

Publicado

em

Negros e pardos são 70% dos infectados pelo novo coronavírus no Espírito Santo. Além disso, 21% dos casos positivos para covid-19 estão concentrados em residências onde moram mais de cinco pessoas. É o que apontam os resultados da segunda etapa do inquérito sorológico realizado no Espírito Santo, que realizou testes em mais de 7 mil pessoas para identificar o comportamento da doença no estado.

> Mais de 200 mil foram infectadas pela covid-19 no Espírito Santo

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O secretário de Saúde, Nesio Fernandes destacou esses resultados pela prevalência maior nesse tipo de domicílio, visto que no recorte da pesquisa, 13% das residências tinham mais de cinco pessoas. E os negros e pardos, somados, equivalem a 58% da população testada. “O aumento de casos em domicílios com mais de cinco pessoas apontam o aumento da transmissão em famílias que vivem com maior número de pessoas e, portanto, mostra a dificuldade de isolamento e de manutenção da distância”, pontuou.

> Pesquisa aponta elevação no número de assintomáticos no ES

A pesquisa apontou ainda que a doença está com incidência maior em pessoas que têm até o ensino médio, concentrando 48,5% dos casos, enquanto esse nível de escolaridade representa 40% da população. O segundo grau de escolaridade com mais casos é o ensino fundamental, com 24%  dos casos.

O inquérito apontou ainda que 37% dos infectados identificados na pesquisa procuraram unidades de saúde.