Dia a dia
Covid-19: Espírito Santo tem 81,63% de ocupação de leitos de UTI
Marca foi atingida ainda nesta quinta-feira, segundo o jornal O Globo. de monitoramento da Sesa, no entanto, indicava cenário diferente na manhã desta sexta-feira. Às 10h, o sistema marcava 76,57% de ocupação
O Espírito Santo chegou a marca de 81,63% da ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para atendimento de pacientes com covid-19. O índice foi atingido nesta quinta-feira (3), segundo levantamento do jornal O Globo. Os dados do de Ocupação de Leitos Hospitalares da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), no entanto, indicavam um cenário diferente na manhã desta sexta-feira (4). Às 10h, o sistema marcava 76,57% de ocupação.
A alta pelo do governo do Estado só é registrada por volta do meio-dia. E ainda assim, o número era de 80,96%, abaixo do indicado no dia anterior pelo jornal. A confirmação de que o Espírito Santo havia de fato atingido a marca de 81,63% só foi confirmada pela assessoria de imprensa da Sesa após contato telefônico.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com os números, dos 478 leitos de UTI disponíveis para pacientes com covid-19, 390 deles estão ocupados.
Em nota, a Sesa esclarece que trabalha com a disponibilidade de leitos de forma estadual. Questionada sobre a falha no sistema, a Secretaria afirma que “a taxa de ocupação de leitos apontada no Covid-19 é dinâmica, já que a todo momento são realizadas altas médicas, transferências, novas issões, entre outros”.
Número de leitos já foi ampliado no dia 30 de novembro
Na última segunda-feira (30), devido ao aumento do número de internações nos hospitais do Espírito Santo, o governo do Estado voltou a reajustar a oferta de leitos de UTI para atender pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Na ocasião, 79,53% dos 464 leitos de UTI existentes estavam ocupados.
Entre os meses de agosto e outubro, o Espírito Santo viveu uma certa estabilização no número de internações. Por isso, os leitos destinados a pacientes com covid-19 foram direcionados para o atendimento de outras doenças. Porém, depois de ultraar a marca das 300 UTIs ocupadas no início de novembro, a Sesa disse que esses leitos poderiam voltar a atender vítimas do coronavírus.
Espírito Santo e mais quatro estados ultraam a marca de 80% dos leitos de UTI ocupados
De acordo com a publicação do jornal O Globo, além do Espírito Santo outros quatro estados brasileiros ultraaram a marca dos 80% de leitos de UTI ocupados por pacientes com covid-19.
O Paraná lidera a lista com 87% dos leitos ocupados no Sistema Único de Saúde. No Rio, o índice está em 86%, mas 216 pessoas ainda estão aguardando a confirmação da doença para serem transferidos para uma UTI.
Na sequência estão os estados de Pernambuco, com 85% de ocupação; e o Amazonas, com 81,67%.
