Dia a dia
Covid-19: ES tem terceira taxa de mortalidade mais baixa do país
Espírito Santo está com mortalidade em 2,7%, ficando abaixo apenas de Amapá e Roraima. Números aproximam estado de países como Alemanha e Coreia do Sul, que já controlaram o vírus
Com 1.168 casos confirmados e 33 mortes pelo covid-19 até domingo (19), o Espírito Santo tem a terceira taxa mais baixa de mortalidade pela doença no Brasil (2,7%), ficando abaixo apenas de Amapá (2,6%) e Roraima (1,4%). O número do estado também representa menos da metade da mortalidade média em todo o país, que está em 6,4%. O primeiro óbito registrado no Espírito Santo foi em 25 de março e as medidas de isolamento começaram a um mês.
A taxa de mortalidade do Espírito Santo aproxima o estado de números de países como a Alemanha (3,1%) e Coreia do Sul (2,2%). A Alemanha, por exemplo, anunciou na última sexta-feira (17) que o vírus estava sob controle e a partir desta segunda-feira (20) retomou a abertura de parte do comércio. A Coreia do Sul também já avisou ter controlado o vírus.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Ao comparar o índice com estados com população semelhante, a mortalidade no Espírito Santo é quatro vezes menor. Na Paraíba, por exemplo, a mortalidade esta em 12,3%. O número de mortes é aproximado, 29, mas o número de casos total está em 236. O Rio de Janeiro tem taxa de 8,4%. Já São Paulo, tem 7,1% de mortalidade por covid-19. Os dados estão disponíveis no portal Coronavírus, do governo federal.
