Dia a dia
Covid-19: ES disponibiliza 30 leitos de UTI para tratar pacientes do Amazonas
O governador deixou claro que o Estado tem condições de receber esses pacientes a partir da madrugada desta sexta-feira (15)
O Espírito Santo vai disponibilizar 30 leitos de UTI exclusivos para covid-19 para o tratamento de pacientes do Amazonas. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), na tarde desta quinta-feira (15), por meio das redes sociais.
O ES está disponibilizando 30 vagas de UTI-COVID para atender pacientes do Amazonas. Temos condições de recebê-los a partir desta madrugada. O momento exige solidariedade e união dos Estados em prol das vidas humanas.
— Renato Casagrande (@Casagrande_ES) January 14, 2021
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O governador deixou claro que o Estado tem condições de receber esses pacientes a partir da madrugada desta sexta-feira (15). “O momento exige solidariedade e união dos estados em prol das vidas humanas”, escreveu.
Com a rede de atendimento em colapso e sem oxigênio para tratamento da covid-19, o Amazonas terá de transferir parte dos seus pacientes a outros estados. Há estimativa de que até 750 pessoas tenham de deixar Manaus para serem atendidas em outros locais.
> Governador do Amazonas diz aguardar resposta sobre aviões dos EUA com oxigênio
O secretário da Saúde, Nésio Fernandes, esclareceu que dos 30 pacientes do Amazonas com covid-19, 22 serão atendidos no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves. “Esse é um momento para prestar solidariedade e empatia ao povo do Amazonas. O Sistema Único de Saúde (SUS) se organiza para responder rapidamente essa grave crise sanitária”, disse.
Ainda segundo o secretário, a Força Aérea Brasileira se organiza para fazer a transferência dos pacientes para os estados que ofereceram ajuda.
Leitos disponíveis
O Covid-19 mostra que o estado trabalha com 77,16% da ocupação total de leitos de UTI exclusivos para a covid-19. Dos 661 existentes, 510 estão em uso. Até o momento, a Secretaria da Saúde trabalha com a possibilidade de chegar até a 715 UTIs para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus.
Na enfermaria a situação é semelhantes: 70,99% de ocupação. Até a tarde desta quinta-feira, o estado registra 465 pacientes internados, sendo que há 655 leitos exclusivos para o atendimento de pessoas contaminadas pelo coronavírus.
