fbpx

Dia a dia

Coronavírus: paciente recusa a se isolar e Vila Velha aciona Ministério Público

O paciente viajou recentemente para vários países, mas resistiu às orientações de isolamento domiciliar

Publicado

em

Após alerta da OMS (Organização Mundial da Saúde), medo diante do surto da doença, faz com que a população vá em busca de proteção contra o Coronavirus. Foto: Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Coronavírus. Foto: Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A Prefeitura de Vila Velha acionou o MPES (Ministério Público do Espírito Santo) contra um paciente com suspeita de contágio do novo coronavírus em manter-se em isolamento domiciliar.

> Espírito Santo investiga 37 casos suspeitos de coronavírus

Em ofício à 5ª Promotoria de Justiça Cível de Vila Velha do MPES – cujo titular é o promotor de Justiça Gilberto Morelli Lima – o secretário municipal de Saúde do município, médico Jarbas Ribeiro de Assis Júnior, informa que a medida é prevista em protocolo do Ministério da Saúde e no Código Penal Brasileiro, até que se concluam os resultados dos exames específicos já realizados no paciente.

> Paciente de Vila Velha com coronavírus está curada

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o Lacen-ES (Laboratório Central) já excluiu o contágio por gripe Influenza e vírus respiratórios no paciente. O resultado parcial emitido pelo laboratório mantém a suspeita por infecção por SARS-CoV 2, evidenciando a medida preventiva de isolamento domiciliar”.

Resistência

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, todas as orientações foram devidamente readas ao paciente em questão, principalmente quanto ao risco de contágio de pessoas de seu relacionamento e da população como um todo, pela médica infectologista da Vigilância Epidemiológica que acompanha o caso.

Histórico

O paciente viajou recentemente para vários países – onde se constatou a circulação do Coronavírus – mas, resistiu às orientações quanto à necessidade de isolamento domiciliar alegando que iria manter suas atividades normais, inclusive, freqüentando seu ambiente de trabalho.