Dia a dia
Como vai funcionar a integração do Transcol com ônibus de Vitória
Usuário vai ter que validar cartão ao desembarcar em um dos seis terminais virtuais para entrar nas linhas troncais do sistema Transcol
A partir de março, os ônibus municipais de Vitória vão se tornar integrantes do Transcol como linhas alimentadoras do sistema. Com a mudança, o ageiro que embarcar em uma linha de Vitória vai poder parar em um dos seis pontos de ônibus da capital que estarão operando como terminais virtuais e continuar viagem em algum ônibus da linha troncal sem pagar outra agem, desde que seja no mesmo sentido.
A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) ainda em finalizando a forma de validar a integração nesses terminais. Uma das opções é com uso do GPS das máquinas que leem os cartões, que vão conseguir saber a origem e o terminal onde a pessoa está, validando a entrada no ônibus sem uma nova cobrança. Outra maneira estudada é implantar essas máquinas de leitura do cartão, os validadores, do lado de fora do ônibus, nos pontos de embarque, para que o usuário e após descer de uma linha alimentadora e mostrar que está em um terminal virtual para entrar em outro ônibus, conforme explicou o secretário Fábio Damasceno.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O ageiro que embarcar numa linha alimentadora de Vitória terá até uma hora para validar seu cartão em um terminal virtual e embarcar numa linha troncal sem pagar uma nova tarifa. Já quem vem de uma linha troncal (Transcol), terá até duas horas para efetuar o mesmo procedimento e embarcar numa linha alimentadora municipal. De acordo com Damasceno, o tempo foi estimado pela média das viagens desse tipo, salvo situações expepcionais.
Os pontos de embarque chamados de terminais virtuais são Shopping Vitória, Shopping Boulevard (Reta da Penha), Portal do Príncipe (Rodoviária), Pracinha de Eucalipto (Maruípe), antigo terminal Aquaviário do Dom Bosco e na avenida Serafim Derenzi, em São Pedro. Segundo o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fabio Damasceno, os locais foram escolhidos por serem as regiões onde am a maior quantidade de ônibus das linhas troncais e também tem grande movimentação de pessoas.
Com a mudança, os nomes e números das linhas vão permanecer por alguns meses para que os usuários conheçam bem as alterações. Já em março, o visual dos ônibus de Vitória também vai começar a mudar, ganhando plotagem como a das linhas alimentadoras do Transcol.
