Dia a dia
Comércio volta a abrir aos domingos e à noite em Domingos Martins
Medida foi anunciada após a atualização do Mapa de Gestão de Risco do governo estadual, que rebaixou o município de risco moderado para baixo

Rua do Lazer é o principal polo comercial de Domingos Martins. Foto: Reprodução/Katarina Holanda
Estabelecimentos comerciais do município de Domingos Martins vão poder reabrir sem restrições de horários a partir desta terça-feira (21), incluindo restaurantes, lanchonetes e similares. A medida foi anunciada após a atualização do Mapa de Gestão de Risco do governo estadual, divulgado no último sábado (18), que rebaixou o município de risco moderado para baixo quanto à disseminação do novo coronavírus. O funcionamento de bares continua suspenso até 31 de julho.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Apesar de não haver mais restrições de dias e horários para funcionar, os comerciantes deverão continuar seguindo os protocolos sanitários. Os estabelecimentos que não respeitarem as medidas previstas poderão ser notificados, interditados ou até ter o alvará cassado.
Será permitida a entrada apenas de um cliente para cada 10m² de espaço livre na loja, sendo que o estabelecimento deve disponibilizar álcool em gel 70%. O uso de máscara continua sendo obrigatório para clientes e funcionários dentro dos estabelecimentos e nas ruas. Além disso, o ambiente deve ser ventilado, o distanciamento precisa ser aplicado em filas e a higienização de todo o espaço deve ser intensificada. Pessoas que se encontram no grupo de risco devem continuar praticando o isolamento social.
Ponto turístico
Com o decreto do último dia 18, o governador Renato Casagrande (PSB-ES) também permitiu a volta da visitação em parques e unidades de conservação ambiental. Mas, no caso do Parque Estadual Pedra Azul, que pertence ao município, não haverá restrição de dias e horários de funcionamento. A área está aberta à visitação de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.
Para entrar no parque, contudo, várias regras deverão ser seguidas: é obrigatório o uso de máscaras por visitantes e colaboradores, e a prática de esportes coletivos e a realização de eventos nos parques está proibida. Atividades como caminhada, corrida, trilha, ciclismo e exercícios individuais estão permitidas apenas se as pessoas respeitarem o distanciamento social e o uso de máscara.
