Dia a dia
Com surto de gripe, ES vai reforçar vacinação contra influenza
Unidades de urgência e emergência da rede pública e hospitais particulares da Grande Vitória registram aumento de procura por pessoas com síndromes gripais nos últimos dias

Imagem: Reprodução/Freepik
A Grande Vitória vive neste início de dezembro um surto de gripe, que foi registrado anteriormente no Rio de Janeiro e São Paulo. Em comunicado aos profissionais de saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alertou sobre o aumento da identificação do vírus da Influenza A entre as amostras coletadas no mês de dezembro no Espírito Santo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Foi observado que nas últimas duas semanas a procura por Unidades de Pronto Atendimento superou a quantidade estimada para época, com aumento também de exames analisados e da taxa de positividade por Influenza. Em outubro, a taxa era de 0,04%,e em dezembro, até o dia 13, registrou-se taxa de positividade crescente de 7,3%em todo o estado”, informa o comunicado.
Em vídeo (confira abaixo) o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, confirma o crescimento do número de casos, mas pondera que isso ainda não tem impactado no número de internações e óbitos. E orienta ainda a população a procurar a vacina contra a influenza. Para os próximos 15 dias serão disponibilizadas 500 mil doses de vacina contra influenza para os municípios imunizarem a população.
A pneumologista Jéssica Polese destacou que nesta época do ano não é comum acontecer esse tipo de surto, que acontece mais no inverno e com a covid pode piorar a situação. “Estamos recebendo infectados dos estados vizinhos, que já estão em surto desde novembro e por aqui a cobertura vacinal ficou abaixo do preconizado, apesar de ter melhorado um pouco do mês de novembro pior acontecer no Rio e São Paulo, ainda está abaixo”, ressaltou a médica.
As prefeituras da Grande Vitória registram impacto significativo na procura por atendimento médico de urgência e emergência. Na Serra, a prefeitura informou que o aumento foi de 60% no número de atendimentos a pacientes com síndrome gripal nos últimos dias nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Carapina, Castelândia e Serra Sede. Diante dessa situação de emergência, a prefeitura reforçou os plantões nas três unidades, com mais clínicos, pediatras e enfermeiros.
Em paralelo, a prefeitura reforçou seu elenco de médicos, com a contratação uma empresa médica, que atenderá o município com novos profissionais, entre generalistas, ginecologistas e pediatras. Para dividir a demanda com as UPAs, novas estratégias estão sendo definidas e serão divulgadas à população muito em breve.
Cariacica disse que nos últimos dias o município registrou um aumento de casos de síndromes gripais, o que ocasionou uma busca maior aos serviços de saúde no município. Somente na segunda-feira o PA de Alto Lage registrou 1257 atendimentos e nesta terça-feira foram mais de 900. Para atender a esta alta da demanda, a prefeitura informou que está otimizando os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos pronto atendimentos, com ofertas de mais consultas, a fim de reduzir o tempo de espera.
A secretaria de Saúde de Cariacica orienta que, antes de se dirigirem aos PAs, os munícipes com sintomas gripais leves procurem qualquer uma das 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para realizar testagem de covid-19. O resultado sai em 20 minutos.
Em Vila Velha, a prefeitura informou que houve um aumento de 50% na procura dos serviços de pronto-atendimento. Desde a última sexta-feira (10), a média de 550 atendimento/dia ou para mais de mil atendimentos nos PAs. Deste aumento, observa-se que a maioria dos pacientes apresenta síndrome gripal.
“Por esse motivo, orientamos os pacientes que apresentam sinais e sintomas de síndrome gripal que busquem a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. Reforçamos a importância da vacinação para quem ainda não se vacinou contra a influenza. Para receber o imunizante, basta que o munícipe se reporte a uma unidade de saúde ou um dos pontos de vacinação, de posse de documentos como cartão do SUS ou F. Não é necessário agendamento para receber a vacina de Influenza”, informou a prefeitura, por nota.
Secretário fala sobre surto de gripe
Aumento da procura por hospitais particulares
Na rede particular, hospitais também registram aumento de pessoas com sintomas gripais. No pronto-atendimento da Unimed Vitória, em virtude do aumento da procura, a unidade informou que já aumentou o número de médicos para acelerar os atendimentos e colocou uma equipe assistencial dedicada a casos graves que possam surgir. “Todas as medidas estão sendo tomadas para que os impactos dessa procura sejam reduzidos”, informou a Unimed, por nota.
Já o Vitória Apart Hospital disse que nas últimas 72 horas registrou um aumento muito além do normal na procura por atendimento em suas unidades, dobrando o volume de pessoas em seus prontos-socorros e unidades avançadas. Para atender a essa demanda crescente e inesperada, o Vitória Apart Hospital está ampliando sua capacidade de atendimento com a contratação de médicos clínicos e pediatras para atuar nas unidades de Pronto Atendimento na Grande Vitória e no Pronto-Socorro da Serra, com intuito de dar maior celeridade à avaliação dos casos.
O hospital alerta que pacientes com sintomas leves devem procurar atendimento ambulatorial e rede de telemedicina, com PS Virtual, e somente dirigir-se à urgência nos casos de sinais de alerta como cansaço, falta de ar ou febre persistente.
