fbpx

Dia a dia

Com concurso à vista, Bombeiros tiram dúvidas sobre prova e curso de formação

Os interessados deverão ter entre 18 e 28 anos e possuir o Ensino Médio completo. Na prova, não será cobrado conteúdos específicos

Publicado

em

O Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militares é integral e etapa eliminatória do concurso. Tem, em média, 11 meses de duração e ocorre no Centro de Ensino e Instrução dos Bombeiros, em Laranjeiras, na Serra. Foto: Divulgação/CBMES

O Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militares é integral e etapa eliminatória do concurso. Tem, em média, 11 meses de duração e ocorre no Centro de Ensino e Instrução dos Bombeiros, em Laranjeiras, na Serra. Foto: Divulgação/CBMES

O edital para o concurso público do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo deve ser publicado nas próximas semanas, mas a Corporação já vem adiantando informações úteis sobre o certame. Na última quarta-feira (9), mais de 700 pessoas acompanharam uma live onde o tenente-coronel Benício Ferrari Júnior e a primeiro tenente Carla Andresa Nascimento Silva tiraram dúvidas dos futuros candidatos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Entre os principais pontos apresentados está uma previsão de data para a publicação do edital. Apesar de não ter sido definido, ele deve sair ainda neste mês ou no mais tardar em julho. Os interessados deverão ter entre 18 e 28 anos de idade e possuir o Ensino Médio completo.

Durante a transmissão, foi esclarecido também que o concurso terá 80 vagas e será aberto apenas para o Curso de Formação de Soldados de Bombeiros Militares. Não haverá, portanto, nenhuma oportunidade para o Curso de Formação de Oficiais.

A prova teórica, inclusive, não terá conteúdos específicos. Serão cobradas as matérias do Ensino Médio de Português, Matemática, História, Geografia, Química, Física e Biologia, entre outras.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Confira as principais perguntas e respostas sobre o concurso

Qual a quantidade de vagas disponíveis?

Serão contratados 80 novos soldados bombeiros militares.

Porque não haverá vagas para o Concurso de Formação de Oficiais (CFOs)

O concurso anterior, do ano de 2018, ainda é válido. Portanto, restam candidatos aptos para serem convocados.

Porque a prova será diferente do cargo de soldado da Polícia Militar

A prova será diferente por opção das próprias corporações que contratam pessoas para cargos públicos diferentes. Cada corporação tem a sua cultura e concurso para recrutamento.

É necessário possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH)?

Pela lei, para ingressar na corporação é necessário possuir CNH ou permissão para dirigir, no mínimo com a categoria B. Motoristas com categorias C, D e E poderão ser beneficiados com pontuação diferenciada. Apesar de não haver uma definição sobre o assunto, a tendência é que essa metodologia seja implantada.

Qual a idade limite para participar do concurso?

Para participar, o interessado deve ter pelo menos 18 anos, completo até o dia de matrícula do curso, e no máximo 28 anos até o primeiro dia de inscrição.

Existem regras específicas quanto a altura do candidato?

A altura mínima é de 1,65m, para homens; e 1,60m, para mulheres.

Posso ter tatuagens?

É permitido ter tatuagens. A reprovação só ocorre caso a tatuagem faça apologia ao crime, violência, discriminação ou valores morais importantes.

Qual é a janela do exame toxicológico?

Ele é feito a partir de amostras de queratina por janela de larga detecção. Portanto, ele é capaz de identificar a presença de drogas no organismo da pessoa mesmo que a substância tenha sido consumida meses antes do exame.

Existem matérias de Educação a Distância (EAD) no curso de formação?

Sim. Porém, a formação do militar não envolve apenas competências cognitivas, envolve também habilidades manuais e atributos psicoafetivos, como coragem e disciplina, que serão colocadas em prática em aulas presenciais.

Qual o grau de escolaridade mínima?

Até a data da matrícula, o candidato deve ter no mínimo o Ensino Médio completo.

Quando será publicado o edital?

O edital ainda está sendo elaborado. Alguns trechos já foram finalizados. A previsão é que seja lançado ao longo deste mês, no mais tardar em julho.

Quando serão abertas as inscrições?

As inscrições dependem da publicação do edital.

Quando começa o curso de formação?

Após o resultado da primeira etapa do concurso, a prova intelectual, dentro de três a quatro meses é iniciado o curso.

Porque o conteúdo voltou a ser de nível médio e não haverá prova de conteúdos específicos?

O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo entende que o cargo exige o nível médio completo e que conteúdos específicos podem ser trabalhados dentro do curso de formação. Ainda segundo a corporação, no nível médio o número de pessoas que pode participar do concurso é maior, o que significa mais candidatos e uma melhor seleção para a istração Pública.

Haverá prova de redação?

Vai depender da entidade escolhida que será responsável pela aplicação da prova. As bancas mais cotadas são o CEBRASPE, antigo Cesp UnB, ou o INEP (ENEM). No caso do ENEM, haverá prova de redação. Mas pela lei, provas discursivas são obrigatório durante todo o concurso. E como o curso de formação é considerado uma etapa do concurso, diversas provas discursivas com questões abertas serão aplicadas nesse período.

Como é feito o exame psicotécnico?

Assim como ocorreu em outros concursos, clínicas que prestam o serviço serão convidadas para se cadastrar junto ao governo do Estado. Em seguida, serão discutidos os critérios que serão avaliados e quais os índices de indicação ou contra indicação de cada um desses critérios. As clínicas que aceitarem essas regras poderão ser credenciadas. O candidato, portanto, ficará livre para escolher a clínica do seu interesse.

Porque não existe cota feminina para o concurso dos Bombeiros?

Segundo a corporação, a cota é um fator limitador. Ao considerar um concurso de 80 candidatos, uma cota de 10% representaria apenas 8 mulheres convocadas.

Qual é a validade do concurso?

Pela Constituição, pode valer por até dois anos, prorrogável por outros dois. Mas o prazo só a a contar depois da última etapa, que é o curso de formação.

Qual a duração do Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militares?

Dura em média 11 meses. Pela carga horária programada, serão 1.700 horas de curso.

Qual é a remuneração do aluno soldado e do soldado formado?

O aluno soldado recebe em media R$ 1,5 mil. Depois de formado, em média R$ 3,4 mil.

Onde acontece o curso de formação?

Ele ocorre no Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros, que fica em Civit, próximo a Laranjeiras, na Serra. Existem também as aulas externas, de incêndio florestal, desastres e salvamento aquático, entre outras. Mas a maioria acontece dentro do Centro de Ensino e Instrução.

O curso é integral?

Sim.

Quais os critérios dos exames de saúde?

Existem graus de condições físicas que são consideradas incapacitantes. A profissão exige muito fisicamente. Portanto, caso a pessoa não tenha uma condição física melhor do que a média, ela tende a se incapacitar mais cedo no decorrer da carreira.

Quais as provas e limites exigidos nos testes físicos?

As provas serão barra física estática, por 35 segundos; abdominal remador, 45 repetições sem interrupção; apoio de frente (flexão de braço), 30 repetições; corrida de 2,4 mil metros em no máximo 11m30s; natação no mar por 200 metros em no máximo 5 minutos. A prova será a mesma tanto para os homens quanto para as mulheres, a única diferença é que na flexão, a mulher que desejar poderá manter o joelho no solo.

Assista a live completa