Dia a dia
Com atraso na coleta de dados, IBGE anuncia nova seleção de recenseadores no ES
O Espírito Santo contratou cerca de 2,3 mil recenseadores. Número muito abaixo da meta, que era recrutar 3,6 mil.

Recenseador do IBGE. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Por causa do atraso na coleta de dados do Censo 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve abrir novas vagas de emprego para recenseadores no Espírito Santo. O anúncio foi feito pelo chefe da Unidade Estadual do IBGE, Max Athayde Fraga, nesta quarta-feira (5), em entrevista ao EStúdio 360.
Neste ano, a grande dificuldade que se encontrou foi de recrutamento de recenseadores, portanto o IBGE está tomando decisões importantes para aumentar a possibilidade de recrutamento e concluir, com isso, a operação do Censo Demográfico 2022, prorrogado até o início de dezembro.
O Espírito Santo contratou cerca de 2,3 mil recenseadores. Número muito abaixo da meta, que era recrutar 3,6 mil. A justificativa, segundo Max Athayde, é que em estados como Sul, Sudeste, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, onde há mais oportunidades de emprego, é difícil contratar mão de obra temporária.
Para conseguir ampliar o número de recenseadores, o IBGE vai regulamentar a flexibilização da contratação de pessoal. “A ideia é permitir que um conjunto de pessoas que não puderam ser contratadas, como motoboy, MEI’s e até mesmo agentes de saúde, que serão fundamentais na coleta de dado até mesmo em zonas rurais”, explicou o superintendente.
A Unidade Estadual do IBGE não divulgou detalhes sobre a contratação. Disse que ainda estão em processo de levantamento de dados de quantas vagas serão abertas e como será o processo seletivo. Em breve, serão divulgados os detalhes.
ATRASO NO CENSO
No Espírito Santo, 44% dos domicílios responderam ao questionário até o momento. No mesmo período, em 2010 – data do último censo demográfico – o estado já havia coletado os dados de 85% dos domicílios, o que aponta um grande atraso.
