Dia a dia
Ciclone subtropical provoca ventania no Espírito Santo
Neste domingo (23), as rajadas de vento mais intensas vão se concentrar no norte do estado, com até 70km/h no litoral, e entre 40 e 60km/h no interior

Praia de Camburi, em Vitória. Foto: Chico Guedes/MetroES
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Após a agem de uma frente fria e de uma grande e forte massa de ar polar que derrubou a temperatura na maior parte do Brasil, para os próximos dias, meteorologistas chamam a atenção para a possível formação de um ciclone subtropical. Neste domingo (23), as rajadas de vento mais intensas vão se concentrar no norte do estado, com até 70km/h no litoral, e entre 40 e 60km/h no interior.
O CLimatempo esclarece que esse novo sistema, que é caracterizado como uma área de baixa pressão atmosférica, irá se formar na noite deste domingo (23) sobre o mar, na altura do sul da Bahia. Na segunda-feira (24), o sistema ganha força e desloca-se um pouco para o Sul. Na terça-feira (25) ele desloca-se para noroeste, aproximando seu centro da costa do Espírito Santo.
Segundo o Climatempo, a princípio, o maior impacto desse sistema, será em reforçar o vento do quadrante sul na costa do Espírito Santo e da Bahia. De domingo até a terça-feira, há condições para fortes rajadas de vento no litoral desses dois estados. As rajadas de vento variam de 50 a 70 km/h. O vento forte reforça também a agitação marítima.
A Marinha do Brasil alertou para previsão de ondas, em alto-mar, de direção Sudoeste a Sudeste, com até 4,0 metros de altura, entre os estados do Rio de Janeiro, ao Norte de Cabo Frio, do Espírito Santo e da Bahia, ao Sul de Caravelas, até a manhã de quarta-feira (26).
