Dia a dia
Chuvas fortes permanecem no Espírito Santo até quarta-feira, diz Incaper
A tendência é que o tempo só comece a ficar mais estável a partir de quinta-feira

Chuva forte provoca estragos em Iconha. Foto: Internauta
As fortes chuvas que atingem o Espírito Santo desde a última sexta-feira (17) devem continuar até o final de semana, segundo informou o Incaper nesta segunda-feira (20). Não se descarta a ocorrência de granizo em pontos isolados. A tendência é que o tempo só comece a ficar mais estável a partir de quinta-feira (23), quando o estado sai do nível de alerta e entra em observação, devido às condições favoráveis para o prolongamento da chuva.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
> Governo decreta calamidade pública em municípios do Sul
De acordo com o coordenador de meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, um aviso meteorológico especial foi ativado para os próximos dias. Nesta terça-feira (21), durante o período da manhã, haverá ocorrência de sol e tempo abafado. Depois, nos períodos da tarde, noite e podendo se estender pela madrugada desta quarta (22), há possibilidade de chuvas com trovoadas e ventos fortes.
Já a partir de quinta, as pancadas de chuva continuam frequentes, mas em menores intervalos de tempo. Ao contrário do último final de semana, am a ocorrer de forma mais contínua e espalhadas por todo o estado.
> Bombeiros buscam por pessoas desaparecidas em Iconha
“Um quadro grave pode se repetir, mas não necessariamente no mesmo local”, alertou o Incaper. O coordenador também detalhou o que ocasionou a grande situação de calamidade na região Sul, na última sexta. “Toda a umidade que estava concentrada no litoral acabou adentrando no continente e se concentrou nas regiões montanhosas do estado. Nisso, deram velocidade ao ritmo das águas, o que ocasionou o transbordamento dos rios de Iconha e Alfredo Chaves. Em ambas, o quadro ainda foi agravado por um grande volume de chuva”, explica.
