Dia a dia
Chuvas fortes causam uma morte no ES; veja os municípios mais afetados
Um homem morreu soterrado após a residência desabar no bairro Jucu, em Viana
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) do Espírito Santo confirmou uma morte no estado em decorrência da chuva, desde o início do período chuvoso. A informação é do boletim divulgado na manhã desta quinta-feira (1º), às 11 horas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com o Corpo de Bombeiros, um homem morreu soterrado após a residência desabar no bairro Jucu, em Viana. A mulher foi retirada dos escombros com vida e levada para casa de parentes.
PESSOAS FORA DE CASA
A chuva deixou ainda pelos menos 735 pessoas fora de casa, sendo 369 desabrigadas e 366 desalojadas, de acordo com o boletim da Defesa Civil divulgado no fim da manhã desta quinta-feira (1º).
Segundo a Defesa Civil, as 369 pessoas desabrigados são de Aracruz (84), Cariacica (1), João Neiva (5), Linhares (133), São Mateus (101), Viana (35) e Vitória (10). Os desalojados são de Aracruz (150), Cariacica (11), Fundão (4), João Neiva (108), Pedro Canário (2), Santa Leopoldina (25), São Mateus (11), Sooretama (30), Vargem Alta (14) e Viana (11).
Desalojado é a pessoa que precisou sair de casa temporariamente e pode ficar abrigada na residência de outras pessoas. O desabrigado é quem precisou sair de casa, pois perdeu o imóvel, não tem onde ficar e precisa ser levado para um abrigo providenciado pelo poder público.
VIANA
No início da tarde desta quinta-feira (1º), a Prefeitura de Viana decretou estado de calamidade. Nas últimas 24 horas, o município foi atingido com mais de 170 milímtros de chuva. Por conta disso, escolas da rede municipal tiveram aulas suspensas. Órgãos da istração pública estão voltados ao atendimento de comunidades atingidas pelas chuvas e foram instituídos 17 pontos de abrigos em unidades escolares da cidade.
Um Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Placon) foi estabelecido e a cidade está em alerta para socorro, assistência e restabelecimento, de forma a reduzir os danos e prejuízos decorrentes de um desastre.
No momento, há 35 desabrigados e 11 desalojados em Viana. Como há ainda muitas equipes da Defesa Civil em campo, ajudando a transportar os atingidos para locais seguros, o número de pessoas fora de casa pode aumentar para quase 2 mil até o fim do dia, segundo Corpo de Bombeiros.
A Defesa Civil está monitorando áreas de risco e segue realizando serviços de manutenção, reparos e vistorias em diversas áreas da cidade em resposta aos danos causados pelas chuvas.
LINHARES

Desabamento em Linhares. Foto: Reprodução/Instagram
Um muro desabou sobre duas casas no bairro Aviso, em Linhares. Havia cerca de sete pessoas nas residências atingidas, na manhã desta quinta-feira (1º), mas apenas uma senhora precisou ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros.
O desabamento de um muro mobilizou as equipes das secretarias de Assistência Social, Segurança Pública e Defesa Social, além do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, que atuaram na ocorrência. Vale destacar que o proprietário do imóvel já foi notificado pela Prefeitura por várias vezes.
O município está entre os municípios onde mais choveu em todo o estado. Foi registrado um acumulado de 116.4 milímetros. Devido as chuvas fortes, há pontos de alagamento no município e ocorrências graves de tráfego nas estradas municipais e estaduais, por isso, a Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas nesta quinta e sexta-feira (2).
CARIACICA
Um grande volume de chuva gerou muitos transtornos em Cariacica. Foram 123.78 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. Moradores do bairro Santo André fizeram uma corrente humana para segurar uma mulher para ela não ser levada pela correnteza. Muitos outros bairros ficaram alagados, como o Operário.
A Rodovia José Sette também foi tomada por água na manhã desta quinta-feira (1). A Prefeitura de Cariacica diz que, neste período chuvoso, são monitoradas 53 áreas de risco geológico. As equipes também estão nas ruas acompanhando a situação e monitorando áreas de risco.
O prefeito Euclério Sampaio decretou situação de emergência em Cariacica por conta das fortes chuvas que atingem o município nos últimos dias. A publicação foi divulgada em edição extra do Diário Oficial nesta quarta-feira (30).
