fbpx

Dia a dia

Chuva forte volta a provocar transtornos no Espírito Santo

O maior acumulado de chuva das últimas 24 horas foi registrado em Nova Venécia, com 166,6 milímetros

Publicado

em

Deslizamento de terra em São Mateus. Foto: Reprodução

Deslizamento de terra em São Mateus. Foto: Reprodução

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A chuva forte já voltou a causar transtornos em cidades do Espírito Santo. Alguns municípios já apresentam vários pontos de alagamentos e até mesmo uma cratera já se abriu no quilômetro 71,5 da BR-101, em São Mateus.

O Boletim Extraordinário da Defesa Civil Estadual, divulgado às 11 horas desta segunda-feira (19), mostra que o maior acumulado de chuva das últimas 24 horas foi em Nova Venécia, com 166,6 milímetros. São Mateus registrou o segundo maior acumulado com 147,6 milímetros, e na sequência aparece Vila Pavão com 115,8 milímetros.

Em São Mateus, ainda foi registrado um deslizamento de terra na Ladeira do Besouro, que fica na Avenida Cricaré, no bairro Porto. Tanto a parte de cima quanto a de baixo do morro precisaram ser evacuadas pela Defesa Civil.

Uma barragem estourou próximo ao Córrego do Cavalo, no bairro Nova Era, próximo ao quilômetro 71,5 da BR-101, onde o asfaltou cedeu e formou uma cratera. A água desceu para o bairro Pedra d’Água. A rodovia Othovarino Duarte Santos, que liga o município ao balneário de Guriri, está interditada. A ponte de Guriri está instável por conta do transbordamento do rio.

NOVA VENÉCIA

Nova Venécia já decretou situação de emergência. A estrada que liga Nova Venécia a São Mateus precisou ser interditada por queda de barreira. Há também um ponto de bloqueio é na ES 137, que liga Nova Venécia a São Gabriel da Palha.

As chuvas fortes causaram ainda o transbordamento do Rio Cricaré. A água invadiu avenidas do Centro do municípios, fazendo com que comerciantes já retirassem a mercadoria das lojas. A tendência é que o volume do rio aumente mais nas próximas horas, por consequência também das cheias dos rios Itaúnas e São Francisco.

Nova Venécia também registrou muitas quedas de árvores nesta segunda-feira. Em vídeo, o prefeito André Fagundes pede que os moradores do municípios que perceberem riscos de deslizamentos ou desabamentos, deixem suas casas.