Dia a dia
Chuva forte provoca alagamentos em Mimoso do Sul
O prefeito da cidade, Peter Nogueira da Costa, emitiu um estado de alerta por meio das redes sociais do município
As chuvas fortes que atingiram o município de Mimoso do Sul, nesta segunda-feira (23), elevaram os níveis de córregos e rios, provocando alagamentos em diversos bairros. Oito pessoas estão desalojadas, segundo o boletim da Defesa Civil divulgado às 17 horas. O prefeito da cidade, Peter Nogueira da Costa, emitiu um estado de alerta por meio das redes sociais do município.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Choveu e continua chovendo com muita intensidade nas cabeceiras de nossos rios, alagando diversas ruas e complicando as estradas”, alertou o prefeito. “Fica o alerta para a população que reside próxima aos rios. Não estamos aqui para apavorar ninguém, mas pedimos a quem mora perto de rios que por favor retire os seus móveis para evitar que aconteça o que aconteceu em tão pouco tempo aqui em Mimoso”, pediu o prefeito.
Ver essa foto no Instagram
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAE) de Mimoso do Sul registrou uma obstrução na captação de água bruta, no Córrego Santa Marta, devido às fortes chuvas. Com isso, ocorreu um severo comprometimento do sistema de tratamento, fazendo com que o nível do reservatório de água tratada diminuísse drasticamente. Devido ao baixo nível do reservatório de água tratada da ETA – Estação de Tratamento de Água – e a fim de evitarmos uma pane seca, foi necessário desligar as bombas das estações elevatórias que abastecem os bairros com aclive acentuado (mais altos), da sede o Município.
O SAAE orienta que há a a necessidade de economia de água, até o abastecimento esteja normalizado. As equipes do SAAE trabalham na manutenção e desobstrução da captação. A recuperação do sistema ocorre de forma gradativa. A orientação é que os consumidores evitem o desperdício, utilizando a água de forma equilibrada, priorizando atividades básicas. A previsão é que o serviço seja restabelecido nas próximas 24 horas.
Equipes da Defesa Civil do Município tem visitado os locais mais afetados e auxiliado as famílias atingidas pelas chuvas. Caso você precise de ajuda, baste entrar em contato por meio do WhatsApp (28) 98112-0828 ou da Defesa Civil no (28) 99934-7618.
