fbpx

Dia a dia

Chamada Pública Escolar: Sedu anuncia 281 mil vagas para 2022

A partir desta quinta alunos da rede pública estadual poderão fazer suas rematrículas ou transferências internas

Publicado

em

Chamada Pública Escolar: Sedu anuncia 281 mil vagas para 2022. Foto: Divulgação/Sedu

Chamada Pública Escolar: Sedu anuncia 281 mil vagas para 2022. Foto: Divulgação/Sedu

Começa nesta quinta-feira (4) a Chamada Pública Escolar de 2022. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), serão disponibilizadas 281 mil vagas para estudantes do ensino Fundamental, Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo o secretário Vitor de Angelo, até o dia 30 de novembro serão contemplados os estudantes que buscam as rematrículas ou transferências dentro da própria rede estadual de Educação.

Na sequência, do dia 1º a 22 de dezembro, o chamamento será de pré-matrícula para os estudantes de outras redes de ensino, como alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipais, estudantes de outros estados ou da rede privada de ensino.

Já em 2022, até o dia 4 de janeiro, a Sedu irá divulgar o resultado de ambas as etapas. Em seguida, do dia 5 a 14 de janeiro, os alunos contemplados nessa lista poderão realizar a efetivação das matrículas. Aqueles que não forem chamados nesta fase serão colocados na lista de suplência das escolas que ainda possuírem vagas. O chamamento desse grupo acontece de 15 de janeiro a 11 de fevereiro.

De acordo com de Angelo, não haverá falta de vagas para nenhum estudante do Espírito Santo. “Hoje temos cerca de 240 mil alunos e estamos oferecendo 281 mil vagas, há vagas para todos. Porém, como em toda escola, os números são limitados. É possível então que em alguma unidade não tenha vagas para atender todos os interessados. Isso, no entanto, não significa que esse aluno não irá estudar, ele poderá ser absorvido por outra escola”.

Ainda segundo o secretário, os critérios de desempate que determinarão onde esse estudante irá estudar são, nessa mesma ordem, público alvo da Educação Especial, proximidade da residência, grupos de irmãos na mesma unidade escolar e os Itinerários Formativos de Aprofundamento do Novo Ensino Médio.

Novo Ensino Médio

Dentro da Chamada Pública Escolar de 2022, o estudante poderá escolher a unidade onde quer se matricular a partir do Itinerário Formativo de Aprofundamento do Novo Ensino Médio.

> Tira-dúvidas: saiba o que é e como funcionará o Novo Ensino Médio

Dentre as principais mudanças está a ampliação do tempo mínimo do aluno na escola, de 800 para 1 mil horas anuais; e uma nova organização curricular composta por dos blocos, o de Formação Geral Básica, comum a todos os estudantes do Ensino Médio, e os Itinerários Formativos de Aprofundamento, grade flexível com carga de conteúdos específicos que possibilitarão ao aluno conhecer e se ajustar dentro das suas próprias aspirações e aptidões antes do Ensino Superior.

Números de vagas por modalidade de ensino

• Anos iniciais do Ensino Fundamental: 22.500 vagas;
• Anos finais do Ensino Fundamental: 89.500 vagas;
• Ensino Médio: 130 mil vagas;
• Educação de Jovens e Adultos (EJA): 39 mil vagas.

Educação em Tempo Integral

• Total de 52 mil novas vagas, sendo 22.500 para anos finais de Ensino Fundamental em Tempo Integral e 29.500 para Ensino Médio de Tempo Integral;
• 40 novas escolas em tempo integral, totalizando 132 unidades em toda a Rede Estadual;
• 26 novos municípios com oferta de Escolas em Tempo Integral, chegando a um total 75 cidades capixabas contempladas pelas unidades
• 16 mil novas vagas nessa modalidade de Tempo Integral.

Educação de Jovens de Adultos (EJA)

• Total de 39 mil novas vagas, sendo 10.500 para Ensino Fundamental, 23.500 para Ensino Médio e 5 mil para ensino profissional;
• 2 mil novas vagas de EJA Profissional;
• 2 mil novas vagas de EJA Regular.

Confira na íntegra o anúncio da Chamada Pública Escolar de 2022