fbpx

Dia a dia

Casal de João de Barro constrói ninho em janela de apartamento na Serra

“Obra” começou há cerca de 20 dias e nem mesmo as fortes chuvas que atingiram a Grande Vitória impediram a construção

Publicado

em

Ninho de joão de barro em janela de condomínio de Valparaíso, na Serra. Foto: Reprodução

Ninho de joão de barro em janela de condomínio de Valparaíso, na Serra. Foto: Reprodução

Um casal para lá de habilidoso se mudou para um condomínio de Valparaíso, na Serra. A dupla é expert em construção civil e faz apresentações de canto todos os dias pelas manhãs. E se engana quem pensa que isso incomoda alguém. Pelo contrário, a melodia alivia a tensão da cidade e transporta quem ouve para um dia tranquilo no campo. Só mesmo os joões de barro para alegrar tanto uma vizinhança.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Que o diga o Magno Domingos Garcia, 63, vizinho de janela do casal. Aposentado, ele encontrou nos pássaros um prazer até então desconhecido na observação de aves. “Para mim é uma satisfação muito grande dividir o espaço com eles. Porque quando a gente aposenta, acabando perdendo muito a motivação. Mas quando notei que estavam construindo um ninho, ei a acompanhar a obra. Hoje, quando não os vejo, fico até triste. São meus parceiros de todos os dias”, disse.

De acordo com o aposentado, a dupla chegou em sua janela há cerca de 15 dias, após uma tentativa frustrada de construir o ninho em uma árvore próxima. “No início pensei que eles estivessem guardando o material para montar a casa em outro lugar. Mas quando começaram a subir a massa percebi que tinham escolhido a janela como moradia”.

E a espécie não é famosa por acaso. Antes das 6h o casal já está cantando, anunciando um novo dia de trabalho. “Às vezes levanto da cama só para vê-los. Um deles é mais curioso, fica observando a gente pela janela. O outro é mais arisco. De qualquer forma, busco não interferir em suas vidas para não perderem a essência selvagem”.

Dedicados como são, nem mesmo as fortes chuvas que atingiram a Grande Vitória nos últimos dias impediram a obra do casal. O ritmo diminuiu, claro, mas a estrutura permaneceu intacta.

Com o ninho praticamente pronto, o próximo o agora é a chegada dos filhotes. “Sei que no futuro eles vão acabar indo embora e isso é normal, é o ciclo da vida. Mas eles deixarão saudades”, disse Magno.

Lendas populares

O joão de barro é uma espécie que habita grande parte do país. E devido ao seu comportamento e popularidade, o pássaro é retratado até mesmo em músicas, como o clássico caipira “João de Barro”, da dupla Nestor e Nestorzinho.

Na letra, inclusive, os cantores contam uma lenda antiga sobre vida das aves, em que a fêmea trai o macho e por esse motivo ele a prende dentro do ninho. A afirmação, inclusive, é replicada por pessoas que afirmam já ter encontrado esses pequenos esqueletos.

Segundo Willian Menq, biólogo e ornitólogo do canal Planeta Aves do YouTube, a história não a de um mito. “As aves constroem uma parede lateral que deixa o o ao ninho bem estreito, dando a impressão de que ele está fechado. Essa parede é uma forma de evitar a entrada de predadores e vento. Quanto aos esqueletos, são de filhotes que morreram órfãos, aves adultas doentes ou velhas. Além disso, mesmo que o macho tentasse trancar a fêmea dentro do ninho, isso levaria tempo, dando oportunidade de fuga para sua parceira. O joão de barro não é um pássaro cruel”.