Dia a dia
Casagrande testa barco e dá novo prazo para aquaviário operar
Das três embarcações que vão integrar o sistema, duas ainda não chegaram ao estado

Casagrande fez o teste no barco saindo de Vitória em direção a Cariacica. Foto: Divulgação (Governo do Estado)
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e uma comitiva de autoridades testaram o primeiro barco que vai operar no Sistema Aquaviário da Grande Vitória.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O grupo saiu da Capitania dos Portos, em Vitória, e seguiu pela Baía de Vitória até a estação de Porto de Santana, em Cariacica.
Durante a visita na embarcação, Casagrande afirmou que o início da operação deve ser iniciada apenas em maio. A previsão inicial do Governo era de novembro de 2022. Em seguida, foi prorrogada para início de 2023, depois abril e agora para maio.
O atraso no funcionamento do serviço aconteceu após as obras nas estações não serem concluídas. Atualmente só a de Porto de Santana, em Cariacica, está totalmente pronta.
Outras duas, da Enseada do Suá, em Vitória, e da Prainha, em Vila Velha, ainda estão em fase de obras. E das três embarcações, apenas uma está no estado.
“São atrasos decorrentes de obras públicas, da dificuldade de licitação, de encontrar barcos. Mas o mais importante é que estamos mais perto da chegada do que da partida”, disse.
Segundo Casagrande, a expectativa é de que cinco mil usuários utilizem o serviço diariamente, o que vai desafogar o trânsito nas regiões de embarque.
“É uma forma de mobilidade mais ágil e eficiente, mesmo não transportando tantas pessoas ao mesmo tempo. Com a integração com outros modais de transporte, como ciclovias e ônibus, o Sistema Transcol se torna ainda mais completo e ível para todos. Estamos muito animados com esse teste e, em maio, iniciamos a operação do Aquaviário, algo tão sonhado pela população capixaba”, disse Casagrande.
O modelo de embarcação tem capacidade para 98 ageiros e dois tripulantes, e está equipado com ar-condicionado, banheiro, espaço para bicicletas, ibilidade e wi-fi a bordo. O Sistema Aquaviário operou na Grande Vitória até a década de 1990, quando foi desativado.
A comitiva teve a presença dos prefeitos de Vitória, Lorenzo Pazolini, e de Vila Velha, Arnaldinho Borgo; o capitão de Mar e Guerra, Alexsander Moreira dos Anjos; além de secretários de Estado e outras autoridades.
