fbpx

Dia a dia

Cariacica anuncia que não retomará aulas presenciais em 2020

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) continuará oferecendo o ensino remoto para os estudantes da rede municipal de ensino

Publicado

em

Aluno faz aula online para o Enem. Foto: Divulgação/MCTIC

Aula on-line. Foto: Divulgação/MCTIC

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A Prefeitura de Cariacica anunciou que não voltará às aulas presenciais em 2020. A decisão vale tanto para a Educação Infantil como para o Ensino Fundamental. A Secretaria Municipal de Educação (Seme) continuará oferecendo o ensino remoto para os estudantes da rede municipal de ensino. O governo do Estado anunciou, na semana ada, a autorização para o retorno das aulas no próximo dia 5. No caso da rede municipal, no entanto, a palavra final ficou a cargo das prefeituras. Elas decidem adotar a retomada ou não.

A Secretaria de Educação informou que a decisão foi baseada em orientação do Conselho Municipal de Educação. O conselho já validou o calendário e as aulas remotas no município. O período letivo ou a ser bianual, ou seja, a consolidação dos conteúdos curriculares se dará até o final de 2021.

O secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar, esclareceu que o calendário escolar de 2020 será encerrado no dia 28 de dezembro. O recesso escolar em janeiro vai acontecer normalmente. “Optamos por não voltar agora porque a pesquisa que fizemos com a comunidade escolar apontou que o retorno não era o desejo da maioria. Também acreditamos que nesses três meses de adaptação do novo protocolo poderia causar uma interrupção da aprendizagem. Mas voltaremos em 2021”, disse o secretário.

Ainda este ano, a prefeitura garante que será disponibilizado internet para todos alunos e professores, bem como serão promovidas videoaulas via TV aberta, visando o aperfeiçoando do ensino remoto de 2020 e preparação para o ensino híbrido (que mescla aprendizado presencial com o não presencial, fazendo o uso de tecnologias para a aprendizagem) de 2021.