Dia a dia
Capixaba está entre as vítimas de substância tóxica encontrada em cerveja
O paciente Paschoal Dermatini Filho, 55 anos, que morreu na última terça-feira (7), era sogro de Luiz Felippe

Campanha de doação de sangue para capixaba internado em Minas Gerais. Foto: Divulgação
O capixaba Luiz Felippe Teles Ribeiro, 37 anos, está internado em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Unimed-BH, em Belo Horizonte (MG). O engenheiro metalúrgico é uma das oito pessoas contaminadas pelo dietilenoglicol, encontrado em amostras da cerveja Belorizontina, da cervejaria mineira Backer.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
> Governo notifica cervejaria a prestar esclarecimentos
De acordo com amigos, Luiz Felippe é de Marataízes, no Espírito Santo, e cursou Engenharia Metalúrgica em Ouro Preto (MG). Atualmente, o engenheiro mora em Belo Horizonte com a esposa, Camila Demartini. O pai de Camila, Paschoal Dermatini Filho, 55, também foi contaminado e morreu morreu na última terça-feira (7). Outras seis pessoas seguem internadas.
Um amigo de Luiz Felippe que não quis ser identificado contou que ele havia consumido a cerveja durante uma confraternização de fim de ano e dias depois relatou estar se sentindo mal. “Ele falou, em grupo de amigos que temos (em uma rede social), que estava vomitando e com febre. Logo depois, foi internado”, explicou.
Familiares e amigos fazem uma campanha nas redes sociais para doação de sangue para o engenheiro. A doação pode ser feita no Vita Hemoterapia, no bairro Preto, em Belo Horizonte (MG), de segunda a sexta (das 7h30 às 16h) e aos sábados (8h às 13).
> Abracerva diz que é raro cervejarias utilizarem dietilenoglicol
Investigação
Laudo da Polícia Civil de Minas Gerais divulgado nesta quinta-feira (9), apontou a presença da substância dietilenoglicol em garrafas da cerveja Belorizontina, da marca Backer. As investigações, conforme a corporação, continuam, mas existe a possibilidade de a substância estar relacionada à morte de uma pessoa e à internação de outras sete em hospitais da capital e Grande Belo Horizonte. A fabricante recolheu lotes da bebida.
A análise foi feita em garrafas da bebida recolhidas na residências de pessoas contaminadas, no bairro Buritis, região oeste de Belo Horizonte. Todas apresentaram insuficiência renal aguda e alterações neurológicas graves. A morte de Paschoal Dermatini Filho, morador de Ubá, na Zona da Mata, e que esteve no bairro Buritis, ocorreu em hospital de Juiz de Fora, na terça-feira (7).
Dietilenoglicol
O efeito do dietilenoglicol no corpo humano é compatível com os sintomas apresentados nos quadros de saúde das vítimas. Vômito, dores abdominais e irritação no trato gastrointestinal. A substância pode provocar lesões nos rins e fígado. A substância pode ser encontrada, por exemplo, para refrigeração de equipamentos utilizados na produção industrial. No caso das cervejarias, pode estar presente em serpentinas.
