Dia a dia
Capelania leva música e esperança para o Natal do Hospital Dr. Jayme
A equipe da Capelania leva instrumentos musicais, reúne os funcionários e, juntos, entoam cânticos

Capelania do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Serra. Foto: Divulgação
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A Capelania do do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, levou conforto e alegria aos pacientes e profissionais da saúde. Os ‘devocionais’, como são chamados esses encontros, são realizados nos setores por toda a unidade.
“Não foi possível realizar o nosso tradicional culto de Natal, mas também não podíamos deixar de agradecer, por isso, a ideia é ir até os profissionais levar uma palavra acolhedora e votos de um novo ano muito melhor”, explicou o capelão do Hospital Dr. Jayme, Vanderlei Boldt.
A equipe da Capelania leva instrumentos musicais, reúne os funcionários e, juntos, entoam cânticos. Há, também, o momento da reflexão. Além desses encontros, a programação conta ainda com o grupo musical do Hospital Dr. Jayme, que entoa cânticos natalinos nas recepções da unidade.
“Conseguimos acolher os funcionários e pacientes e também os visitantes e acompanhantes. Esse clima de Natal é importante para todos. O momento é de renovar e renascer a gratidão e a esperança de dias melhores”, completou a capelã Sabrina Montuan.
Na recepção principal, aguardando o boletim médico de seu pai que está internado na unidade, Camila de Souza contou que a música a acalmou e trouxe um bom sentimento. “Eu estava bem ansiosa, mas depois de ouvir o coral, me senti mais tranquila. A música e o clima de Natal nos fazem repensar nossa vida, e enchem meu coração de esperança. Tenho certeza de que meu pai receberá alta e, no próximo ano, estaremos juntinhos em casa”, disse Camila de Sousa.
Capelania
No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, o serviço de Capelania teve início em setembro de 2013. A atuação é baseada no tripé consolo, humanização e apoio espiritual.
Sem denominação religiosa e com uma média de 2.500 atendimentos mensais, o setor é composto por dois capelães, que se dividem no atendimento e apoio a pacientes e acompanhantes. O atendimento a funcionários e colaboradores também se dá de forma individualizada, por meio do agendamento de uma conversa pastoral com um dos capelães.
A Capelania é responsável ainda pela organização do Grupo de Música do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves.
