Dia a dia
Campanha incentiva adoção de crianças e adolescentes no ES
O projeto foi criado em 2017 para dar voz e visibilidade a crianças mais velhas, grupos de irmãos e aquelas que possuem alguma deficiência
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Muitas crianças estão crescendo nos abrigos e instituições por falta de oportunidades. E o Tribuna de Justiça do Espírito Santo (TJES) busca ajudar quem ainda está na fila da adoção a encontrar uma família interessada em adotar. O projeto “Esperando por Você”, da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), é um site que ajuda os futuros pais e mães a se aproximarem das crianças e adolescentes.
O projeto foi criado em 2017 para dar voz e visibilidade a crianças mais velhas, grupos de irmãos e aquelas que possuem alguma deficiência. São os que ficam mais tempo nos acolhimentos, pois não conseguem pretendentes pelo Sistema Nacional de Adoção. Eles somente entram para a campanha quando todas as buscas ativas já foram esgotadas. Atualmente, há 18 participantes com a esperança acesa de encontrar um lar cheio de amor.
Quando se fala de adoção de crianças e adolescentes, ainda há muitos tabus. Muitas famílias procuram por bebês e crianças de poucos anos de vida, saudáveis, e sem nenhum tipo de deficiência. Quem tem mais de oito anos, possui alguma necessidade ou faz parte de um grupo de irmãos que não devem se separar, acaba ficando pra trás.
“Nossa intenção é desmistificar a adoção tardia, fazer com que a sociedade aos poucos mude o olhar em relação a essas crianças e adolescentes, percebendo que eles também merecem amor e carinho e podem oferecer muita alegria para as famílias que desejam ter filhos”, frisa o TJES.
O Tribuna de Justiça do Espírito Santo tem tido bons resultados com a divulgação dos vídeos curtos no canal do Youtube em que as crianças e adolescentes se apresentam e falam sobre seus gostos pessoais. Desde o início até agora, 30 participantes ganharam uma família. Desses, 21 já estão em um lar definitivo, nove em processo de adoção e outros três em aproximação.
ADOÇÃO
As pessoas que se interessarem em dar um lar para uma dessas crianças ou adolescentes devem entrar em contato com a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA), por meio de um formulário que fica abaixo de foto da criança, na página do projeto no site do TJES.
Será priorizado o contato com pretendentes já habilitados para a adoção, obedecendo a ordem cronológica de envio do formulário. Caso ainda não seja habilitado e deseja concretizar o seu projeto adotivo, a orientação é procurar a Vara da Infância e da Juventude de sua cidade e buscar se habilitar.
