Dia a dia
Caminhoneiros, motoristas e portuários serão vacinados contra a gripe
O grupo deverá ser vacinado independentemente do município de residência, cabendo ao território organizar e facilitar o o às vacinas
A partir da próxima quinta-feira, dia 16, começa a segunda etapa da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Nesta nova fase, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários também poderão ser imunizados.
Eles foram inseridos como grupo prioritário nesta semana, pelo Ministério da Saúde, que ainda contabiliza o número de profissionais desses setores. Com isso, as três categorias se juntam ao grupo prioritário que também contempla portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; profissionais das forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, tendo em vista que as aulas estão suspensas, os professores am a integrar o grupo prioritário da terceira fase, com início no dia 9 de maio.
O ofício enviado, na última quinta-feira (2), aos coordenadores estaduais de Imunização especifica que o grupo deve ser vacinado independentemente do município de residência, uma vez que transitam por todo o País, cabendo ao território organizar e facilitar o o desses profissionais.
Motoristas de aplicativo ou táxi não estão contemplados nesta etapa da campanha, devido ao escalonamento da entrega das vacinas pelo laboratório produtor e a indisponibilidade de quantitativo para atender a todos.
Até esta sexta-feira (03), foram vacinadas 371.068 pessoas do público-alvo da 22ª Campanha Nacional de Vacinação, no Espírito Santo. Com isso, a cobertura vacinal dos idosos chegou a 85,24%, com 316.026 imunizados, e dos trabalhadores da saúde a 55,29%, com 55.042 imunizados. A meta do Espírito Santo é vacinar 90% das pessoas do público-alvo.
