fbpx

Dia a dia

Calçadão de Camburi vai ganhar guarda-corpo com braile

A ordem de serviço para a instalação da estrutura foi dada neste domingo (24) e vai ficar da altura do quiosque 14 até a entrada da avenida Norte-Sul, em Jardim Camburi

Publicado

em

Calçadão em Jardim Camburi. Foto: Prefeitura/Divulgação

Um trecho de 285 metros do calçadão de Camburi vai ganhar um guarda-corpo com revestimento em braile. A ordem de serviço para a instalação da estrutura foi dada neste domingo (24) e vai ficar da altura do quiosque 14 até a entrada da avenida Norte-Sul, em Jardim Camburi. O investimento é de R$ 215 mil.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O guarda corpo é um tipo de estrutura que garante maior segurança para locais elevados ou com desnível de pisos, criando uma barreira que impede que alguém caia nesse desnível. As normas técnicas de segurança exigem a instalação de guarda corpo em locais cujo desnível entre os pisos sejam superior a 60 centímetros. A previsão de entrega é em 60 dias.

“Esse é um momento em que trazemos a inclusão, a ibilidade e também a segurança das famílias e de quem frequenta o calçadão de Camburi. Estamos rompendo uma barreira, retomando o diálogo com a cidade, em que as pessoas voltam a ser ouvidas sem medo. Essa demanda tem mais de 10 anos e, em 10 meses de governo, estamos aqui realizando. E isso nos leva ao segundo desafio da nossa gestão, que é retomar o protagonismo da capital. Precisamos tratar bem as pessoas, ter mais empatia. A gestão está disposta a ouvir, em condições de dialogar com a cidade, ter a hombridade de dizer sim ou não com razões objetivas para os pedidos apresentados. Estamos fazendo o maior investimento público da história do Espírito Santo, com 9 meses de gestão, apresentando o Plano Vitória, de R$ 1 bilhão em investimento. É essa a Vitória que a gente acredita, do diálogo e da união”, destacou o prefeito.

O projeto foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) e está sendo executado pela Central de Serviços.

ibilidade

Ao falar sobre a importância da estrutura para maior segurança a quem frequenta o calçadão de Camburi, o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, revelou que o guarda-corpo será o primeiro da capital que na parte superior terá um revestimento em braile, com a descrição da paisagem para as pessoas com deficiência visual saberem o que elas estão contemplando.

“Queremos estender essa ação a todo o calçadão da nossa orla e a todos os parques da cidade. Já tivemos ocorrências aqui, em sequência, temos pontos na orla em que o desnível do calçadão para a areia chega a três metros de altura. O prefeito Lorenzo Pazolini me ligou demandando que resolvesse a instalação desse guarda-corpo. E traz pra nós muita felicidade ver essa atitude de trabalhar pela cidade e resolver os problemas que precisam de solução”, afirmou o secretário.

Presente na solenidade, o presidente do Instituto Luiz Braille do Espírito Santo, Manuel Peçanha Nascimento, Manuel Peçanha do Nascimento, agradeceu pela demanda atendida e destacou a importância da ibilidade na capital.

“Quero agradecer esse momento e refletir a importância dessa entrega do guarda corpo. Em janeiro de 2013, um membro do Instituto, por não ter ibilidade, caiu e se acidentou aqui em Camburi. Na ocasião, o poder público municipal foi procurado e não deu a atenção devida à essa situação. Com a istração de um prefeito que temos o privilégio de olhar nos olhos e ter um canal livre para falar, que é sensível às demandas de Vitória e das pessoas com deficiência, hoje temos a realização desse pedido, para tornar a orla de Camburi mais ível”, pontuou.

Mais serviços

Após a instalação do guarda corpo nesse primeiro trecho, a Prefeitura dará início a um novo estudo em outros pontos da praia para avaliar a necessidade de instalação da estrutura, que é toda em aço inox.

Além dessa ação, a Central de Serviços também tem mais duas ações paralelas sendo realizadas na orla de Camburi: a construção do deque e a revitalização e manutenções periódicas do calçadão.