Dia a dia
Cães de rua atacam criança em Vitória; veja vídeo
Câmeras de segurança de uma casa do bairro Santa Cecília registraram o momento em que cinco animais perseguiram um menino
Um menino de aproximadamente nove anos foi atacado por cinco cães de rua no bairro Santa Cecília, em Vitória, nesta quinta-feira (17). A criança brincava na calçada da rua Santa Luzia quando os animais iniciaram a perseguição. O garoto só conseguiu fugir graças aos moradores que presenciaram o ataque e espantaram os cães.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Desde agosto a população do bairro convive com medo dos animais. No mês ado, vídeos compartilhados nas redes sociais já denunciavam os ataques.
“Eles já mataram um outro cão e agora estão avançando nas pessoas. Atacaram recentemente um motoboy, um adulto e agora essa criança. Só podemos sair de casa dentro dos carros. Temos medo até de colocar o lixo na rua”, conta uma moradora que não quis se identificar por medo de represália da prefeitura.
De acordo com ela, o município foi acionado diversas vezes. “A carrocinha veio aqui, mas nos informou que não poderia fazer nada. O funcionário da prefeitura disse que não encontrou os animais e ainda reforçou que eles poderiam ser de algum morador, mas sabemos que esse não é o caso. São cães visivelmente abandonados que podem, inclusive, ter alguma doença”.
Dois cães já foram capturados
Em entrevista ao Portal ES360, o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Ademir Barbosa Filho, afirma que dois dois cinco cães que participaram do ataque ao menino foram capturados na manhã desta sexta-feira. Questionado sobre a demora no atendimento, o secretário garantiu que sua equipe dedicou o último mês trabalhando na captura dos animais.
“Não podemos ar o dia todo atrás deles, há outras demandas na cidade. Além disso, esses cães são bem ariscos e sempre fogem para a mata que existe na região. Chegamos a utilizar tranquilizantes em alimentos. Mas notamos que a população já estava alimentando eles, o que atrapalhou a armadilha. De qualquer forma, vamos continuar com o trabalho”, disse Barbosa.
Após o recolhimento, os animais são levados para o Centro de Saúde em Vigilância Ambiental de Vitória onde são cuidados, vacinados e castrados. Em seguida, eles am por um ensaio fotográfico e são incluídos no Portal do Bem Estar Animal onde são colocados para a adoção.
Imagens fortes. Confira os vídeos dos ataques registrados em agosto
