fbpx

Dia a dia

Cadê a frente fria? Outono começa no ES ainda em clima de verão

Previsão é de que os termômetros continuem acima dos 30ºC pelo menos nos primeiros dias do mês, ao contrário de outras partes do Sudeste, que recebem frente fria

Publicado

em

Praia da Costa, Vila Velha. Foto: Chico Guedes

Praia da Costa, Vila Velha. Foto: Chico Guedes

Apesar do outono ter começado há mais de 10 dias, o clima na Grande Vitória ainda é de verão, com temperaturas que chegam aos 35ºC nesta quinta-feira (31). E para o mês de abril, a previsão é de que os termômetros continuem acima dos 3oºC pelo menos nos primeiros dias do mês, ao contrário de outras partes do Sudeste, que recebem frente fria.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O mês de abril começa com sol e máxima de 33 graus na Grande Vitória. No sábado, nem a agem de uma frente fria pelo mar abaixam as temperaturas. Segundo o Incaper, o sábado será com sol entre algumas nuvens, em todo o Estado, devido a agem de uma frente fria pelo mar. Chove rápido em alguns momentos do dia, no litoral Norte e Grande Vitória. Nas demais regiões, o tempo fica nublado, mas sem previsão de chuva.  Em Vitória pode chover rápido, mas a máxima continua na casa dos 32ºC. Em 28 cidades da região mais ao sul do Estado, há alerta de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta é válido até as 10h desta sexta-feira (01º).

Segundo o Incaper, por se tratar de uma estação de transição entre o verão e o inverno, o outono traz consigo características de ambas as estações. No Espírito Santo, o período que compreende a estação começa quente e chuvoso (como o verão).

Dessa forma, o Espírito Santo fica em situação diferente de outras regiões do Sudeste que recebem nesta quinta e na sexta-feira (dias 31/03 e 01/04) o sistema frontal avança sobre o Sudeste, auxiliando na formação de muitas áreas de instabilidades ao longo deste período. Há previsão de pancadas de chuva frequentes, inclusive com risco alto de temporais e com tendência de elevados acumulados de chuva, principalmente no Litoral de SP e Serra do Mar, em especial na Baixada Santista e entre o Grande Rio, Costa Verde, região Serrana e Lagos. O vento sopre forte e as rajadas mais intensas podem variar, em média, de 60 a 80 km/h, de acordo com informações do Climatempo.

No sábado (02) a chuva ainda ocorre a qualquer hora em muitas áreas do centro-leste e litoral de SP, assim como no centro-sul do RJ, e ainda pode ser frequente e volumosa.