fbpx

Cult

Bons exemplos de solidariedade contra o coronavírus

Para amenizar os transtornos durante as restrições impostas pela pandemia da covid-19, a generosidade de pessoas tanto pelas redes sociais quando da vizinhança tem feito a diferença nos últimos dias. Confira!

Publicado

em

O show não pode parar

Com a pandemia do novo coronavírus, shows que aconteceriam nas próximas semanas precisaram ser suspensos ou cancelados em todo o país. Para contornar a situação, os músicos têm buscado na internet uma forma de não prejudicar a aproximação com os fãs: shows virtuais, com transmissão online nas redes sociais. À exemplo disso, o Festival Fico em Casa (@ficoemcasabr) traz mais de 60 nomes para se apresentarem entre os dias 24 e 27 de março, totalizando mais de 40 horas de música ao vivo. “Nosso objetivo é levar entretenimento e, principalmente, fazer com que as pessoas permaneçam em casa. Mesmo em quarentena, elas querem e podem se divertir”, afirma André Prando, um dos capixabas convidados a participar do evento.

Pelo bem da vizinhança

Ao ver histórias parecidas na internet, a jovem Maria Eduarda Pecly, 27 anos, resolveu ajudar os idosos de Itaparica, em Vila Velha, que preferem não sair de casa devido aos riscos da pandemia. Para isso, a professora da rede estadual colou um papel na portaria do seu prédio, no qual se prontifica a fazer compras e ajudá-los a não contrair o vírus. Em menos de duas horas, recebeu a ligação de uma vizinha que está acamada e, portanto, pertence ao grupo de risco. “No geral, me disponibilizei a ir a supermercados, farmácias, padarias e a todos os locais que normalmente essas pessoas iriam no dia a dia. Acho importante cuidar da vida de quem está mais fragilizado”, alerta a jovem, que pretende continuar com o projeto e espalhar a iniciativa para outras pessoas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Aulas gratuitas pela internet

Com a paralisação das universidades, faculdades e dos cursos técnicos, uma opção é investir nas aulas online para se profissionalizar. A Udemy tornou alguns cursos pagos em gratuitos para este período de quarentena, incluindo Excel, Motion Graphics, Introdução ao Design e outras opções na área de tecnologia. Já para as pessoas que deixaram de se exercitar na academia, há também professores dando aulas de ioga. A instrutora Adriana Camargo, do perfil @adrianacamargo_yoga (no Instagram), marcou uma sessão gratuita com seus seguidores, nesta quinta(19), às 20h. “Estamos juntos nessa até a vitória, sem tanto estresse e mantendo a saúde física e mental! Vamos todos ficar bem”, escreveu nas redes sociais.

Bom exemplo do Cascão

Com o avanço desenfreado do coronavírus, uma recomendação insistente dos infectologistas é a higiene das mãos. E o método mais eficiente de prevenção foi assumido até pelo Cascão, da Turma da Mônica. Até o personagem mais sujinho dos quadrinhos lavou as mãos para se proteger da pandemia. E você, já se habituou a lavar as suas? Em busca da conscientização do público infantil para a higiene na prevenção do vírus, a Turma da Mônica publicou a imagem no perfil do Twitter e gerou grande repercussão.

Distração para as crianças

Em meio ao cancelamento das aulas por todo o Espírito Santo, alguns pais estão com dificuldades de entreter os filhos. Por isso, perfis no Instagram estão fazendo lives diárias com contação de histórias para a criançada durante a quarentena do covid-19. Dentre eles, estão Fafa Conta (@fafaconta), Mãe que lê (@maequele), Carol Levy (@carollevy), Marina Bastos (@marinabastoshistorias) e Camila Genaro (@camila.genaro).

Doação campeã

Sem poder competir ou treinar, o piloto brasileiro de Fórmula E Lucas di Grassi iniciou uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) online para a compra de álcool gel e máscaras, a fim de distribuir gratuitamente em áreas da capital paulista de maior possibilidade de contaminação. No Sul do país, o instituto “E Se Fosse Você”, em parceria com a QodBarberShop, irá reverter toda a venda de livros no próprio site para ações contra o coronavírus, incluindo a distribuição de álcool em gel para trabalhadores que não estiverem isolados em casa.

Música para todos

A operavision.eu disponibilizou em seu canal no YouTube o o gratuito a todas as suas apresentações, incluindo um festival dedicado ao compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, previsto para ser transmitido no final deste mês. A medida também foi adotada pela Filarmônica de Berlim. O o requer cadastro no site da casa de orquestra.