Dia a dia
Bolsonaristas e policiais entram em confronto em Brasília
PM usa bombas de gás e spray de pimenta para dispersar manifestantes na Praça dos Três Poderes

Confronto na Esplanada. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Os protestos do dia 7 de Setembro em apoio ao presidente Jair Bolsonaro começaram com confusão em Brasília. Por volta das 9h, manifestantes bolsonaristas tentaram furar um bloqueio de segurança montado na altura da Praça dos Três Poderes e acabaram em confronto com a Polícia Militar. Os policiais, por sua vez, usaram bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta para dispersar a população.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Mais cedo, o presidente da República fez um pronunciamento nas redes sociais inflamando ainda mais seus apoiadores. Sem citar nomes, Bolsonaro manteve o discurso de confronto com os ministros Alexandre de Moraes e Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal. “Nosso País não pode continuar refém de uma ou duas pessoas, não interessa onde elas estejam”, disse.
Moraes foi autor de decisões que desagradaram ao presidente, como a prisão de aliados no inquérito dos atos antidemocráticos. Já Barroso, que também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi contra o voto impresso, bandeira de Bolsonaro derrotada no Congresso.
Mais uma agressão dos bolsonarista contra a PM respondida com sucesso
— Kim Kataguiri 🇧🇷 ☘️ #12SetForaBolsonaro (@KimKataguiri) September 7, 2021
Manifestantes invadem a Esplanada
Ainda na noite desta segunda-feira (6), um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro furou o bloqueio de segurança montado pelo governo do Distrito Federal na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e conseguiu entrar com carros e caminhões na região.
Em vídeos divulgados pelos próprios manifestantes é possível ver as pessoas retirando barreiras que haviam sido colocadas e um início de confronto com a polícia. A circulação de veículos no local estava restrita como medida preventiva. Apenas a agem de pedestres era permitida.
Em nota, a Secretaria de Segurança do DF informou que “manifestantes romperam barreiras de contenção colocadas na via para bloquear o trânsito de veículos” e que a Polícia Militar atuou para “restabelecer a situação”. “A Praça dos Três Poderes permanece interditada por gradil e linha de policiais”, conclui a nota.
A PMDF informou que todo o efetivo disponível estará empenhado na Esplanada dos Ministérios e nas imediações para fazer a segurança dos atos do dia 7 de Setembro.
Além do contingente reforçado, os policiais farão uso de detectores de metal em linhas de revista pessoal para evitar que manifestantes armados tenham o ao à Esplanada.
