Dia a dia
Bares, shopping e comércio: os novos horários de funcionamento em Vitória
Vitória e Serra entraram para a classificação de “Risco Baixo” para transmissão do novo coronavírus

Comércio em Jardim da Penha, Vitória. Foto: Danielli Saquetto
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A partir desta segunda-feira (7), bares, restaurantes, shoppings e o comércio vão poder voltar a funcionar em horário normal em Vitória e na Serra. Os municípios entraram em risco verde da covid-19 no novo mapa de risco apresentado pelo governador Renato Casagrande na última sexta-feira (4). A liberação ocorre mais de cinco meses depois do início das restrições. O funcionamento do comércio, bares e restaurantes teve funcionamento alterado e até interrompido no dia 20 de março devido à pandemia da covid-19.
Ao todo, 28 municípios capixabas estão classificados em Risco Baixo, outros 48 estão em Risco Moderado e dois em Risco Alto. O Mapa foi construído seguindo a metodologia da 5ª Fase da Matriz de Risco de Convivência, anunciada no final de agosto.
Bares
Em risco verde, os restaurantes e bares podem funcionar à noite todos os dias da semana e o comércio em horário normal, mas mantendo as medidas de segurança como distanciamento social e também o uso de máscaras. Os shoppings, galerias e centros comerciais têm que funcionar com metade da ocupação.
Shoppings
Com a mudança, os shoppings desses municípios vão poder voltar ao horário de atendimento normal, das 10h às 22h. Além disso, os centros comerciais vão poder funcionar aos domingos. Apesar da liberação, os estabelecimentos devem continuar limitando o número de clientes e seguindo as medidas de segurança como higienização, uso de máscaras e distanciamento social devem ser observadas.
Comércio
O funcionamento das lojas de ruas também sofreu alteração e agora o comércio pode voltar a abrir em horário normal.
Academias
Atividades esportivas aeróbicas coletivas em locais abertos também ficam liberadas. A prática de pilates e similares para a população acima dos 60 anos podem retomar as atividades. Mas as medidas de segurança em relação ao coronavírus, como o uso de máscaras e distanciamento social, continuam obrigatórias.
