fbpx

Dia a dia

Bairros de Vitória serão alvos de fiscalização mais intensa no trânsito

A capital capixaba vai ter um grupamento – inédito a nível municipal e estadual no Brasil – especializado em fiscalizações específicas de trânsito

Publicado

em

Guardas participam de curso para formar novo grupamento. Foto: Prefeitura de Vitória

No mês de dezembro, Vitória vai ter um grupamento especializado em fiscalizações específicas de trânsito. Inédito a nível municipal e estadual no Brasil, a Coordenadoria de Operações Especiais de Trânsito (COET) será especializada em dar respostas rápidas e realizar fiscalizações como de alcoolemia e dentro dos bairros, pontos de bloqueio e outras áreas da segurança viária. Apenas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) possui um grupamento com essas características. Para isso, 30 guardas municipais participam de um curso nas próximas duas semanas para integrarem a nova equipe.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“O grupamento de Trânsito, de janeiro a novembro, realizou mais de 230 operações, com mais 13 mil veículos abordados. Foi firmado um convênio com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) para utilização do guincho para remoções. Operações de trânsito dentro dos bairros, mapeamento dos pontos de maior número de acidentes e criação de equipe de motociclistas para respostas rápidas. Ações como essas resultaram na redução de 30% do número de mortes no trânsito”, disse o gerente de Operações e Fiscalização no Trânsito, Brunno Xavier.

Os temas abordados no curso serão: Legislação de Trânsito, Técnicas de Abordagem, Instrumento de Menor Potencial Ostensivo, Condução Veicular, Delitos de Trânsito e Identificação Veicular. As aulas estão acontecendo na Escola de Governo de Vitória, e terão atividades práticas no Tancredão. As Polícias Rodoviária Federal e Civil estão oferecendo as disciplinas. Participam 30 agentes de Vitória e oito de outras guardas da Grande Vitória (Cariacica, Vila Velha, Serra e Viana).

Xavier destacou que logo depois de finalizado o curso os profissionais já vão começar a atuar no novo grupamento, com o objetivo de reduzir ainda mais os acidentes de trânsito na capital. Inicialmente um dos focos será a fiscalização dentro dos bairros. No Réveillon os agentes especializados já devem aumentar o número de blitze nas ruas da capital.

“Dentro dos bairros é um território neutro. Sabemos que muitos motociclistas andam sem capacete ou sequer são habilitados. Por isso, vamos intensificar a fiscalização e também a parte educativa. Os agentes também vão intensificar as operações de blitze”, detalha.