fbpx

Dia a dia

Avenida Vitória terá trecho de 230 metros com todas as pistas em concreto

Obras da nova avenida Vitória estão em fase acelerada, com 93% das intervenções concluídas. Trecho todo em concreto será entre a avenida Marechal Campos e rua Arnaud Cabral, próximo à Faesa

Publicado

em

Trecho de 230 metros da avenida Vitória terá todas as pistas em concreto. Foto: prefeitura de Vitória

A obra da nova avenida Vitória está 93% concluída e deverá ser entregue antes do período estimado, que era outubro, após um ano do início das intervenções. Entre as novidades está um trecho de 230 metros entre a avenida Marechal Campos e a rua professor Arnaud Cabral, próximo à Faesa, que terá todas as pistas em concreto. No restante da avenida, somente a pista da direita em cada sentido será de concreto. Ela servirá para agem dos ônibus e outros veículos mais pesados. Além da reabilitação da malha viária e reurbanização, a via ganhará uma ciclovia dentro de um “bosque linear”, com 268 árvores.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“O trecho entre a avenida Marechal Campos e a rua Professor Arnaud Cabral será recapeado totalmente em concreto, com um processo construtivo que reduz custos em comparação ao pavimento asfáltico e aumenta a durabilidade. O motivo é o alto tráfego de veículos nesse trecho com mudanças constantes de faixa”, explicou o secretário de Obras e Habitação Weverton Moraes.

Segundo a prefeitura de Vitória, estão sendo recapeados 2,6 km da via, que vai da Curva do Saldanha, no Forte São João, até o início da avenida César Hilal, em Bento Ferreira. O trabalho beneficia diretamente 25 mil moradores dos 11 bairros do entorno da via e 61 mil motoristas que por ela circulam diariamente.Para a obra, estão sendo investidos cerca de R$ 20 milhões do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

Simultaneamente, são feitos os trabalhos de fresagem, demolição de pavimentação, drenagem, frentes de preparação para concretagem (regularização do solo, aplicação de concreto rolado, conhecido como CCR, que é uma base para receber o concreto da pista, e serviço de colocação de armação e formas) e aplicação do concreto na terceira faixa para a agem dos ônibus.

Na época do início das obras, em setembro de 2019, a média diária de circulação pela avenida Vitória era de 61.638 veículos, sendo 42.480 carros, 13.877 motos, 1.747 ônibus e 1.014 caminhões.

Estágio das obras

A obra foi iniciada em 22 de outubro de 2019, com previsão de conclusão de um ano. Para minimizar os impactos no trânsito e acelerar o ritmo dos trabalhos, as intervenções acontecem em três trechos distintos:

• Da entrada da avenida César Hilal até a região do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES): 90% executadas;
• Da região do CRC-ES até o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes): 85% executadas;
• Da região do Ifes até a região do Colégio Estadual de Vitória: 95% executadas.