fbpx

Dia a dia

Atraso do Ministério da Saúde faz faltar testes rápidos no ES

Em Vila Velha, por exemplo, o teste para sífilis já está em falta

Publicado

em

A realização de testes rápidos para identificar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) pode ficar comprometida no Espírito Santo. É que de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), há um mês o Ministério da Saúde não faz o ree dos insumos e o que é enviado não é necessário para atender a demanda.

Normalmente o material é enviado para a Sesa, que é responsável por distribuir os testes para as prefeituras capixabas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A secretaria não informou quais prefeituras já sentem os efeitos do atraso, mas em Vila Velha, por exemplo, o teste para a identificação de sífilis já está em falta.

Em nota, a prefeitura disse que há 15 dias o teste rápido de Sífilis está em falta. A orientação para as gestantes é procurar as Unidades de Saúde para fazer o Teste VDRL, para diagnostico e controle de sífilis gestacional.

“Sobre previsão de normalização, Vila Velha aguarda o ree do Ministério da Saúde e da Secretaria do Estado. Assim que o município receber os testes, é feito o ree de imediato para todos os equipamentos de saúde da cidade”.

Em Cariacica, a prefeitura informou que os estoques estão baixos, mas que ainda está conseguindo atender a demanda da população do município.

As prefeituras de Serra e Vitória informaram que o estoque é suficiente e que, por enquanto, não registraram desabastecimentos.

A reportagem do ES 360 entrou em contato com o Ministério da Saúde para saber o motivo do atraso, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta.

O que diz a Sesa:

A Secretaria da Saúde informa que mensalmente a Coordenação Estadual de IST/Aids e HIV solicita os testes rápidos para Sífilis e outras IST’s ao Ministério da Saúde. Desde o final de setembro não há envio pelo MS. Até o momento, o volume de insumos recebidos está abaixo da demanda. A coordenação aguarda os testes para realizar a distribuição aos municípios.