Dia a dia
Até quando vai esse sobe e desce das temperaturas no ES?
Na sexta-feira (16) terá mudanças nas condições do tempo no Espírito Santo devido ao avanço de uma nova frente fria

Nova frente fria. Foto: Chico Guedes
Nesta reta final do inverno, as temperaturas têm caído e muito no Espírito Santo. Mas será que o frio vai continuar? A previsão para os próximos dias aponta para uma rápida e expressiva subida na temperatura, mas isso nem sempre é um bom sinal, porque esse calor pode ser o anúncio da chegada de uma nova frente fria. E, segundo o Climatempo, as temperaturas em solo capixaba devem seguir nessa montanha-russa até o fim desta semana.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O Climatempo disse que a explicação para essa variação tão significativa nas temperaturas tem dois culpados. O primeiro é o fenômeno La Niña, que costuma aumentar a frequência de frentes frias e faz com que a maioria desses sistemas avancem de forma mais costeira. Por isso, há essa maior variação nas condições do tempo.
O outro culpado é o Atlântico Sul, que com algumas diferenças na temperatura da superfície do mar (TSM) acaba criando um ambiente favorável ao avanço dessas frentes frias. Agora, temos uma área de TSM “mais quente” na altura da Argentina e “mais fria” na altura da costa do Sul e Sudeste do Brasil. Esse gradiente de temperatura acaba potencializando a frequência de frentes frias e, por isso, esse “sobe e desce” na temperatura.
A previsão é que com a chegada da primavera a água na costa do Brasil pode “aquecer” ou ficar “menos fria”, o que deve atenuar este gradiente de temperatura, e só assim poderá diminuir a frequência de frentes frias. Essa situação pode acontecer a partir de meados de outubro. As frentes frias ainda estarão presentes na primavera e verão, haja visto, é um sistema meteorológico que a o ano todo, no entanto, serão menos frequente e suas massas de ar polares associadas, menos frias.
PREVISÃO DO TEMPO PARA A SEMANA
Segundo a previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a atuação do ar seco, associado a um sistema de alta pressão atmosférica, diminui a nebulosidade sobre o Espírito Santo nesta terça-feira (13). Não há expectativa de chuva no estado, e os índices de umidade relativa do ar ficam abaixo dos 30% no período da tarde em trechos da região Sul. O vento sopra com moderada intensidade no litoral, podendo ocorrer algumas rajadas entre o litoral Sul e o Metropolitano. Na Grande Vitória, a temperatura varia entre 19°C e 30°C.
A quarta-feira (14) também será de poucas nuvens sobre o Espírito Santo. Não há previsão de chuva no estado e quase nenhuma nuvem se forma na metade Sul. O vento sopra de moderada moderada intensidade em alguns trechos do território capixaba, podendo ocorrer algumas rajadas por todo o litoral. Os índices de umidade relativa do ar ficam abaixo dos 30% no período da tarde em alguns trechos da região Sul. Na Grande Vitória, a temperatura mínima oscila entre 20°C e 31°C.
A quinta-feira (15) será de poucas nuvens sobre o estado, por causa do ar seco que atua sobre a região. Não há expectativa de chuva e o vento sopra com até moderada intensidade no litoral.
A sexta-feira (16) terá mudanças nas condições do tempo no Espírito Santo. O avanço de uma frente fria provoca um aumento de nuvens, com previsão de chuva por toda a metade Sul, na Grande Vitória e na região Nordeste. As temperaturas máximas estarão em declínio acentuado. Não há expectativa de chuva nas demais áreas e o vento sopra de moderada intensidade em alguns trechos do território capixaba, podendo ocorrer algumas rajadas no trecho litorâneo.
