Dia a dia
Após suspensão do piso salarial, enfermeiros anunciam protesto em Vitória
A concentração está marcada para as 16 horas, na Praça do Papa

Profissionais da Saúde. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Enfermeiros do Espírito Santo anunciaram um protesto na tarde desta segunda-feira (5). A concentração está marcada para as 16 horas, na Praça do Papa, em Vitória. Manifestantes vão caminhar até a Terceira Ponte.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O motivo do protesto foi a suspensão neste domingo (4) do piso salarial nacional da enfermagem pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso. A ação foi apresentada pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), que questionou a constitucionalidade da Lei 14.434/2022, que estabeleceu os novos pisos salariais.
O ministro deu ainda um prazo de 60 dias para entes públicos e privados da área da saúde esclarecerem o impacto financeiro do piso salarial, os riscos para empregabilidade no setor e eventual redução na qualidade dos serviços.
Sancionada há exatamente um mês pelo presidente Jair Bolsonaro, a lei institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. No caso dos primeiros, o piso previsto é de R$ 4.750. Para técnicos, o valor corresponde a 70% do piso, enquanto auxiliares e parteiras terão direito a 50%.
SINDIENFERMEIROS-ES
A presidente do Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Espírito Santo (Sindienfermeiros-ES), Valeska Fernandes esclareceu que a manifestação é dos enfermeiros e não do sindicato. “Embora não esteja sendo realizada por nós, é uma manifestação legítima”, frisou.
> Piso da enfermagem já causa demissões em hospitais do ES
O Sindienfermeiros-ES também se mostrou indignado com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso. E, segundo a presidente, novas manifestações devem acontecer nos próximos dias, dessa vez, organizadas pelo sindicato.
Ver essa foto no Instagram
