fbpx

Dia a dia

Após estudante ser ameaçada, Ufes reformula protocolo de segurança

Entre as ações, consta o estudo visando a ampliação do efetivo de segurança da Ufes e a busca de parcerias com a segurança do Estado e da PF

Publicado

em

Vitória vai vacinar pessoas com 18+ sem agendamento na Ufes. Foto: Chico Guedes

Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foto: Chico Guedes

Após uma estudante do curso de Direito ser ameaçada por uma pessoa com faca em um dos banheiros da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a istração Central decidiu aprimorar as iniciativas de prevenção à violência no âmbito da comunidade acadêmica.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com a istração Central da Ufes, além das providências já tomadas no momento da ocorrência, foi realizada uma reunião, na qual foram decididos encaminhamentos visando aprimorar as iniciativas de prevenção à violência.

Entre as ações a serem realizadas, consta o estudo visando a ampliação do efetivo de segurança da Ufes e a busca de parcerias com as instâncias de segurança do Estado e da Polícia Federal.

Na manhã desta segunda-feira (10), o reitor da Ufes, Paulo Vargas, esteve em contato com o governador do Estado, Renato Casagrande, que se mostrou disponível para a construção de parcerias com o governo. Com o secretário de estadual da Educação, Victor de Angeli, foi acertado um trabalho conjunto na definição de protocolos de atuação em situações de ameaça ou ataque, nos ambientes educacionais.

O superintendente da Polícia Federal, Eugenio Ricas, se colocou à disposição da Universidade para contribuir na busca de soluções comuns para esse desafio.

A reitoria garantiu que vai constituir um grupo de trabalho para elaborar proposições para o aperfeiçoamento das ações destinadas à promoção de um ambiente educacional pacífico.

A istração Central da Ufes também definiu que, de forma emergencial, os protocolos de segurança já adotados atualmente pela Diretoria de Segurança e Logística da Ufes sejam adaptados às características em que as situações de violência têm se apresentado no presente, e sejam amplamente divulgados para a comunidade acadêmica.

AMEAÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA

Após tomar conhecimento do caso da estudante que foi ameaçada com faca, a Ufes, por meio da Diretoria de Segurança e Logística, acionou sua equipe de segurança e a Polícia Militar, que imediatamente compareceram ao local. Também encaminhou o caso para apuração da Polícia Civil, bem como para acompanhamento da Polícia Federal.

A Ufes já encaminhou todas as imagens captadas pelo sistema de videomonitoramento. A estudante foi acolhida por professores e colegas e já prestou depoimento no Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes).

“A segurança na Ufes é formada por vigilantes federais, vigilantes patrimoniais terceirizados e policiais militares da reserva que atuam por meio de um convênio firmado com a Polícia Militar. O campus de Goiabeiras possui uma central de videomonitoramento que funciona 24 horas, sete dias por semana. O sistema conta com mais de 400 câmeras com função de reconhecimento facial e reconhecimento de placas. A central funciona como e para as operações de campo”, disse a istração Central.

A Ufes manifestou solidariedade aos estudantes, professores e familiares diretamente afetados pelo ocorrido e disse que seu compromisso é de mobilizar todos os esforços para que situações como esta não se repitam na universidade ou em qualquer instituição educacional.