fbpx

Dia a dia

Alunos da Ufes participam de projeto em navio-escola no litoral do ES

Projeto acontece em parceria com a Universidade Federal Fluminense. Estudantes ficarão em alto-mar até o dia 16

Publicado

em

Navio Ciências do Mar III. Foto: Divulgação

Os estudantes formandos do curso de Oceanografia da Ufes vão embarcar, nesta quinta-feira (09), no navio-escola Ciências do Mar III. O navio é um Laboratório de Ensino Flutuante (LEF) com equipamentos modernos da área e capacidade de garantir uma experiência de cinco a sete dias embarcado. É a primeira vez que a embarcação faz uma viagem ao Espírito Santo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A viagem será possível por conta de um convênio entre a Ufes e a Universidade Federal Fluminense (UFF), responsável por istrar o Ciências do Mar III. O navio é compartilhado com outras instituições de ensino da região sudeste que oferecem cursos da área de Ciências do Mar, como é o caso de oceanografia. Outros três navios “irmãos” também ficam espalhados pelo litoral brasileiro.

Na viagem, 14 estudantes, um professor, um pós doutorando e uma enfermeira estarão a bordo do navio. O grupo irá ficar em alto-mar até o dia 16 de março. Entre os dias 17 e 19, a embarcação vai receber outras visitas e fará uma pequena viagem com outros professores. No dia 19, o navio será entregue ao Ifes de Piúma e retornará a Niterói, onde fica a base operacional.

O professor de oceanografia Agnaldo Silva Martins conta que participar do projeto LEF é extremamente importante para a Ufes, principalmente porque existem cerca de 45 cursos nessa área espalhado pelo Brasil que agora podem deixar de pegar “carona” com embarcações de outras instituições para poder utilizar o navio-escola para aprendizado.

“O objetivo deste navio não é pesquisa, mas ensino. As pesquisas podem e devem ocorrer porque o navio é equipado com instrumentos oceanográficos de última geração, que são os mesmos usados em pesquisas, mas a ideia do projeto é que os estudantes possam interagir com o navio e aprender o que geralmente não é possível em expedições onde eles vão ‘de carona’”, detalha o professor.

Para conhecer mais do navio Ciências do Mar III, basta ar o site do projeto.