Dia a dia
Alerta de tempestade e chuva de granizo para 35 cidades do ES
Entre as cidades que podem ser atingidas estão: Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guaçuí e Guarapari

Chuva na Serra. Foto: Patricia Battestin
A previsão de chuva continua para o Espírito Santo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu mais dois alertas para o estado. O laranja avisa para o risco de tempestade em 35 cidades. Pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Existe também a possibilidade de ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. O instituto ressalta que há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Os municípios que podem ser atingidos pela tempestade são: Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, São José do Calçado, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.
Outro alerta, amarelo, avisa para o perigo potencial de chuva intensa. De acordo com o Inmet pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta vale até a manhã desta quarta-feira (27) e inclui 69 cidades capixabas. São elas:
-
- Afonso Cláudio
- Água Doce do Norte
- Águia Branca
- Alegre
- Alfredo Chaves
- Alto Rio Novo
- Anchieta
- Apiacá
- Aracruz
- Atílio Vivacqua
- Baixo Guandu
- Barra de São Francisco
- Bom Jesus do Norte
- Brejetuba
- Cachoeiro de Itapemirim
- Cariacica
- Castelo
- Colatina
- Conceição do Castelo
- Divino de São Lourenço
- Domingos Martins
- Dores do Rio Preto
- Ecoporanga
- Fundão
- Governador Lindenberg
- Guaçuí
- Guarapari
- Ibatiba
- Ibiraçu
- Ibitirama
- Iconha
- Irupi
- Itaguaçu
- Itapemirim
- Itarana
- Iúna
- Jerônimo Monteiro
- João Neiva
- Laranja da Terra
- Linhares
- Mantenópolis
- Marataízes
- Marechal Floriano
- Marilândia
- Mimoso do Sul
- Muniz Freire
- Muqui
- Nova Venécia
- Pancas
- Piúma
- Presidente Kennedy
- Rio Bananal
- Rio Novo do Sul
- Santa Leopoldina
- Santa Maria de Jetibá
- Santa Teresa
- São Domingos do Norte
- São Gabriel da Palha
- São José do Calçado
- São Roque do Canaã
- Serra
- Sooretama
- Vargem Alta
- Venda Nova do Imigrante
- Viana
- Vila Pavão
- Vila Valério
- Vila Velha
- Vitória
Previsão
A quarta-feira (27) tem mudança nas condições do tempo devido a agem de um sistema frontal pelo oceano. O dia segue com variação de nuvens pelo Estado e o calor diminui em todas as regiões. São esperadas chuvas, em alguns momentos do dia, nas regiões Sul, Serrana e na Grande Vitória. No extremo norte do Estado, variação de nuvens e pequena chance de chuva fraca. Na Grande Vitória, sol entre algumas nuvens e chuva fraca em alguns momentos do dia. Temperatura mínima de 24°C e máxima de 29°C.
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), na quinta-feira (28) o sol aparece entre nuvens e chove rápido, entre a madrugada e o início da manhã, no extremo norte do Estado. Predomínio de sol e não há previsão de chuva nas demais áreas. As temperaturas aumentam em todas as regiões. Na Grande Vitória, sol entre poucas nuvens, sem chuva. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 30°C.
Par a sexta-feira (29) a previsão é que o tempo permaneça estável em todo o Espírito Santo. O sol predomina e não há previsão de chuva. As temperaturas aumentam em todas as regiões. O vento sopra com moderada intensidade no litoral sul e na Grande Vitória. Na Grande Vitória, temperatura mínima de 24°C e máxima de 34°C. Na região Sul a máxima pode chegar a 37°C.
