Dia a dia
Adolescente de 13 anos perde parte do estômago em desafio no TikTok
A menina do Reino Unido perdeu parte do intestino e apêndice. Relacionamos outros casos graves

Foto: Faye Elizabeth
Uma adolescente de 13 anos teve que ar por uma cirurgia de seis horas no Reino Unido após perder o apêndice e parte do intestino. A menina engoliu, acidentalmente, 15 esferas magnéticas após participar de um novo desafio que viralizou no TikTok.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O objetivo do desafio é imitar um piercing na língua. Ele consiste em colocar pequenas bolas de imãs na parte superior e inferior da língua ou na parte interna e externa da bochecha para criar a aparência de piercing.
A mãe Faye Elizabeth levou a adolescente para o hospital depois dela ter reclamado de sentir fortes dores no estômago e ter começado a vomitar. “A levei ao hospital e os médicos pensaram que podia ser apendicite. Então, eles descartaram isso e pensaram que poderia ter sido gastroenterite, até que ela começou a vomitar preto”, relata Faye ao jornal Liverpool Echo.
Ao fazer um raio-x, descobriram as esferas magnéticas no estômago. E então, a encaminharam para fazer uma cirurgia de emergência. Na cirurgia tiveram que tirar parte do estômago e re-costurar. Como havia uma esfera presa no apêndice tiveram que retirá-lo. “Eu nunca vi tanta dor na minha vida”, disse Faye Elizabeth ao jornal Liverpool Echo.

Essas esferas magnéticas são vendidas como “brinquedos educativos”. Foto: Reprodução/ Americanas
Essa não é a primeira vez que um registro de acidente envolvendo o mesmo desafio foi noticidado. Um menino de 11 anos engoliu cinco dessas mesmas esferas e ficou em estado crítico depois de uma infecção após duas grandes cirurgias.
A mãe do menino deixou um alerta no Facebook. “Eu estou em um pesadelo. Essa loucura do TikTok poderia ter matado ele mais cedo ou mais tarde. Por favor, pais, conversem com seus filhos e falem para eles como isso é perigoso”, escreveu a mãe em sua página no Facebook.
Outros casos
O TikTok é protagonista de várias polêmicas por conta de outros desafios que viralizaram pelo aplicativo. Um dos casos mais emblemáticos aconteceu em março deste ano, quando o adolescente de 12 anos Joshua Haileyesus, dos Estados Unidos, morreu depois de participar do “desafio do apagão”, em que o objetivo era colocar um cinto ou uma corda no pescoço e ficar sem respirar o máximo de tempo que conseguisse. Ele foi encontrado chão do banheiro pelo irmão gêmeo. Infelizmente, o menino não resistiu e teve morte encefálica após ficar três semanas internado.
Outro caso registrado foi relacionado a um desafio criado há um tempo, chamado “Benadryl Challenge” (desafio do Benadryl, em português), que levou à morte uma menina de 15 anos. Esse desafio consistia na ingestão de altas doses do medicamento Benadryl, um antialérgico famoso nos EUA. Ela teve uma overdose do medicamento.
O TikTok removeu a hashtag “Benadryl” e “BenadrylChallenge” para evitar que a ideia se espalhe.
Em 2020, o desafio da rasteira fez muito sucesso nas redes sociais. Nos Estados Unidos, no estado de Massachusetts, uma adolescente de 13 anos chamada Kathleen DeJesus foi vítima. Ela se acidentou gravemente na escola ao realizar esse desafio com colegas. Ela bateu a cabeça no chão e lesionou a coluna, que a deixou momentaneamente paralisada. Após ser internada, ela recuperou os movimentos.
No Brasil, uma menina de 16 anos morreu na Escola Municipal Antônio Fagundes, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, após fazer o desafio com as amigas.

A adolescente Kathleen DeJesus sendo socorrida no colégio. Foto: Jornal 10Boston, da NBC/ Reprodução
Outro desafio que surgiu e viralizou no TikTok foi o “Outlet Challenge”. Nesse o participante deveria colocar uma tomada no plug e depois fazer uma moeda deslizar pela parede até tocar a tomada, causando um estouro. Em Massachusetts, dois adolescentes, um de 15 e outro de 16 anos, morreram eletrocutados após causarem um pequeno curto-circuito com a “brincadeira”. Na época, autoridades alertaram sobre os perigos do desafio, que pode causar também incêndios.
O famoso “Desafio da Farinha”, que fez um sucesso estrondoso nas redes sociais e que vários famosos se tornaram adeptos, apesar de parecer inofensivo traz riscos a saúde. Médicos alertam que pode acabar inalando partículas finíssimas da farinha, que podem se alojar no pulmão e causar insuficiência respiratória. Pessoas que têm asma ou bronquite precisam ter ainda mais cuidado.

Desafios no Tiktok. Foto: Montagem/ Reprodução
