Dia a dia
Abatedouro clandestino que vendia carne de cavalo é alvo de operação no ES
Foram cumpridos 6 mandados de busca e apreensão em estabelecimentos possivelmente ligados ao esquema
Um assentamento em Viana, que já havia sido fiscalizado anteriormente duas vezes por abater animais e revender de forma clandestina, foi alvo de uma nova operação, nesta quinta-feira (27), da Polícia Civil. Foram cumpridos 6 mandados de busca e apreensão em locais possivelmente ligados ao esquema, sendo abatedouros, açougues e locais de abate, sendo quatro em Viana e dois em Cariacica.
Equipes foram até o abatedouro para cumprir a ordem de demolição das baias. Também foi realizado mandado de busca e apreensão em uma casa da propriedade. Nada relacionado à prática ilegal do abate foi encontrado na casa. O homem de 63 anos que se identificou como o proprietário teve o celular apreendido.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Além do abatedouro, a operação foi realizada em outros cinco pontos em Viana e Cariacica. Os alvos eram os proprietários do abatedouro clandestino. Os estabelecimentos comerciais da Grande Vitória, que compravam essas carnes, também são alvos da operação.
Segundo o titular da Decon, delegado Eduardo amani, o proprietário de um açougue e um frigorífico localizados em Bandeirantes, Cariacica, confirmou já ter comprado carne clandestina de boi do abatedouro alvo da operação no ado. Como os estabelecimentos apresentaram as licenças ambientais e sanitárias, não foram interditados.
“Encontramos produtos vencidos e irregularidades menores. O material foi apreendido e destruído. Nada que justificasse a interdição. Ambos estabelecimentos apresentaram licença ambiental e sanitária. O proprietário confirmou já ter comprado carne de boi desse grupo no ado”, explicou o delegado.
A investigação conjunta do Ministério Público com a Polícia Civil e a Prefeitura de Viana, e contou com a participação das Delegacias do Consumidor, Delegacia do Meio Ambiente, Secretaria de Meio Ambiente de Viana, Vigilância sanitária de Viana, Guarda Municipal de Viana, Secretaria de Meio Ambiente de Cariacica e Vigilância Sanitária de Cariacica. A ação visa coibir o abate clandestino e revenda de cavalos e bovinos.
LOCAL JÁ FOI ALVO DE INVESTIGAÇÃO
Após denúncia de moradores da região, o abatedouro vem sendo alvo de investigações da Polícia Civil desde o ado. Em setembro de 2022, o local foi alvo de ação e fechado. Em fevereiro deste ano, foi fechado por vender carne de cavalo como sendo de boi.
