fbpx

Dia a dia

A cada 3 dias, semáforos ficam sem funcionar após roubo de fios

Com o roubo recorrente de fios de cobre que alimentam os semáforos, a sinalização chega a ficar até duas horas sem funcionar no período do pico da manhã

Publicado

em

SEMÁFORO

Semáforos desligados e cones fechando cruzamentos em avenidas movimentadas de Vitória. Essa cena tem se tornado corriqueira para quem a pela avenida Saturnino de Brito, em Vitória, principalmente pela manhã. Com o roubo recorrente de fios de cobre que alimentam os semáforos, a sinalização chega a ficar até duas horas sem funcionar no período do pico da manhã.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Só nos últimos 15 dias, nas proximidades da Praça dos Namorados e na saída da Ilha do Frade, foram quatro manhãs com os sinais desligados e cruzamento interrompido por cones em alguns pontos. Os fios são roubados na madrugada e o semáforo chega a ficar desligado até as 8h, duas horas após o início do pico da manhã.

Diante do problema, o secretário de Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, disse que a prefeitura está estudando uma maneira de resolver a situação. Atualmente, os fios roubados am por dentro dos postes, alimentam os semáforos dos dois sentidos da pista. Segundo o secretário, além de puxarem o fio pela lateral, os criminosos escalam o poste e puxam o fio da altura do semáforo, o que resulta em cerca de 20 a 25 metros de cabo.

Uma das alternativas que estão sendo avaliadas é embutir a fiação no solo e concretar para impedir a retirada pelos criminosos, mas a medida pode ter custo alto pois é preciso avaliar se há agem de gás na região e recapear o asfalto, o que pode chegar a custar R$ 20 mil por cruzamento. Pelo alto custo, a ideia da prefeitura é fazer a obra nos pontos mais problemáticos.