fbpx

Dia a dia

A água da sua casa está com lama? Veja como descartar e ter reembolso

Segundo a empresa, a chuva que atingiu o estado na última semana interferiu na captação da água do rio Santa Maria da Vitória

Publicado

em

A água da sua casa está com lama? Saiba como descartar e pedir reembolso à Cesan. Foto: Katja Just/Pixabay 

A água da sua casa está com lama? Saiba como descartar e pedir reembolso à Cesan. Foto: Katja Just/Pixabay

As fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo na última semana impactaram fortemente a qualidade da água do rio Santa Maria da Vitória, manancial em que a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) faz sua captação para abastecer bairros de Fundão, Serra e Vitória. Na quarta-feira (8), o fornecimento foi interrompido devido a presença de lama na água.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com a Companhia, um trabalho para corrigir esta situação já foi iniciado. O abastecimento, inclusive, chegou a ser retomado. Porém, foi preciso reduzir a vazão de operação na Estação de Tratamento de Água que abastece parte dos três municípios. “Esta condição está mantida até que a água do rio melhore suas características. As redes receberam descargas para limpeza de todo sistema de distribuição, o que resolveu parte do problema, mas não sua totalidade”, diz a Cesan em seu site.

Por esse motivo, os clientes da empresa que receberem água com coloração alterada nesse período e realizaram o descarte, conforme recomendado pela Companhia, podem solicitar o ressarcimento das despesas decorrentes da compra de água por carros-pipa e da limpeza do reservatório (caixa d’água). A solicitação pode ser feita pela Agência Virtual no site da Companhia selecionando a opção “Solicitação de ressarcimento de danos” ou presencialmente em uma Agência de Atendimento ao Cliente Cesan mais próxima do imóvel.

Para obter o desconto referente ao volume de água descartada, a solicitação poderá ser feita a partir do recebimento da próxima fatura (conta de água). Tanto para o ressarcimento, quanto para a revisão da fatura, é preciso preencher os formulários abaixo e anexar a documentação de acordo a situação de cada imóvel.

Como fazer a solicitação do Ressarcimento das despesas geradas com serviços de carros-pipa e limpeza do reservatório (caixa d’agua):

• Preencha o formulário para solicitação de ressarcimento;
• e a Agência Virtual no site da Companhia ou clique aqui;
• Selecione qualquer opção do menu e em seguida o item “Solicitação de ressarcimento de danos”.
• Anexe a solicitação de ressarcimento preenchida e os documentos solicitados, que são:
– Orçamentos (no mínimo três, quando possível) – emitidos por empresas ou sites oficiais, para avaliação dos danos e composição do valor do ressarcimento. Não sendo possível a apresentação dos orçamentos o cliente deverá justificar no pedido de ressarcimento;
– Registro fotográfico dos danos percebidos e do local da ocorrência quando cabível;
– Notas Fiscais dos serviços prestados e bens adquiridos;
– Documentação pessoal do responsável pelo imóvel, se for pessoa jurídica, a cópia do Contrato Social e documento que concede poderes para agir em nome da pessoa jurídica.

Para mais informações, basta ligar pelo telefone no número 115 a qualquer hora do dia ou da noite. A chamada é gratuita e o atendimento funciona 24 horas.