Dia a dia
85% dos internados por covid no ES estão com vacinas em atraso
O estado tem mais de 160 pacientes internados, sendo que a maioria estão em enfermaria

Teste covid-19. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
85% das internações pela covid-19 são de pessoas com esquema vacinal incompleto no Espírito Santo. Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (7), pelo secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, durante coletiva de imprensa.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com o secretário, o estado tem mais de 160 pacientes internados, sendo que a maioria estão em enfermaria. O número de óbitos também aumentou, mesmo que em um ritmo menos acelerado. Em outubro foram registradas seis mortes, quando em novembro 21 pessoas perderam a vida em razão da doença.
O Espírito Santo vive a 6ª onda da covid-19 com a circulação das subvariantes da Ômicron, a BQ.1. Entre os 21 mortos no mês de novembro em decorrência da covid-19, 20 eram idosos, e apenas uma tinha menos de 60 anos.
DADOS
Diferente de outubro, em novembro, o Espírito Santo registrou um salto significativo com relação aos casos novos de covid-19. O Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde, mostra que só em novembro foram 31.652 novos infectados pelo coronavírus, contra 740 contaminados em outubro.
Nesses primeiros cinco dias de dezembro, o estado já registrou um total de 9.769 casos. Elevando para o total 1.258.781 pessoas contaminadas desde o início da pandemia. A média móvel de casos subiu para 2.027 contaminados por dia.
O número de óbitos também tem mostrado um aumento significativo. Em outubro, seis pessoas perderam a vida. Em novembro, esse número saltou para 21. E, de acordo com o Covid-19, nos primeiros cinco dias de dezembro, sete óbitos foram confirmados. O que elevou para 14.864 o número de óbitos no Espírito Santo.
Para Marino, a subvariante requer atenção e cuidado dos capixabas. “Não há comparação com as primeiras ondas, mas temos repercussão de interação e óbitos. Hoje temos mais de 160 internados nos hospitais. A maioria em enfermarias, mas alguns em leitos de UTI”.
AUMENTO NOS PRÓXIMOS DIAS
A previsão é de que a Ômicron possa promover um aumento de casos devido às festas de Natal. “Vivemos um momento abrupto de um mês para o outro. Saltamos de maneira exacerbada no número de casos. Se compararmos com outras ondas, estamos a duas semanas para chegar ao topo. Seriam outras duas semanas para a queda. Ainda devemos ter influência da Ômicron no Natal”, diz o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.
VARIANTES
Diante do aumento de casos de covid-19, relacionados principalmente com a nova sublinhagem BQ.1 da variante têm acendido o alerta no estado. Tem-se as primeiras detecções da circulação das subvariantes Omicron XBB.1 (em amostras das SE’s 44 e 46) e BE.9 (SE’s 45 e 46) no Espírito Santo.
A XBB.1 é uma recombinante entre as sublinhagens BA.2.10.1 e BA.2.75 que pode trazer maior risco de reinfecção e está associada, juntamente com a BQ.1, ao aumento no número de casos de Covid-19 ao redor do mundo.
Já a BE.9 é uma evolução da sublinhagem BA.5.3.1, que foi recentemente encontrada no Amazonas, e causou o aumento no número de casos na região. Entretanto, apesar de escapar mais facilmente da proteção conferida pela vacinação e, consequentemente, ter o poder de aumentar o número de infecções na população, ainda não foi associado a nenhuma dessas subvariantes um aumento de casos graves da doença.
MÁSCARA
Com esse aumento, as máscaras voltaram a ser obrigatórias em serviços de saúde e recomendada em locais fechados no Espírito Santo.
