Dia a dia
33 imóveis públicos ainda faltam ser ligados à rede de esgoto na GV

Tratamento de esgoto. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Trinta e três imóveis públicos ainda não estão ligados à rede de esgoto na Grande Vitória. Segundo lista publicada no site da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), atualizada em 15 de junho, constam imóveis das prefeituras de Vila Velha, Serra, Cariacica e imóveis do governo do Estado. O número é menor do que o total divulgado há quatro anos, primeira vez que a Cesan publicou a lista com os imóveis não ligados à rede. Em 2017, constavam 83 prédios públicos na relação.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Os imóveis públicos apresentaram um crescimento de 11% nos últimos quatro anos para a condição de factível, ou seja, habilitados para se ligarem à rede, segundo a Cesan. Os titulares das contas de água são informados quando o imóvel pode se conectar também à rede de esgoto, nos próximos meses, os clientes dos 53 munícipios onde a Cesan está presente que têm rede de esgoto disponível receberão um comunicado junto com a sua conta de água.
Entre as prefeituras da Grande Vitória, a Serra é a que tem mais imóveis sem ligação de esgoto, seguido por Vila Velha. Cariacica tem apenas um. Entre os órgãos do Estado com imóveis fora da rede estão Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e Incaper. Na capital, o único prédio público que consta na lista é da Sedu.
Dificuldades
Segundo a Cesan, dentre as dificuldades encontradas estão imóveis antigos, construídos antes da implantação de redes e que agora necessitam executar obras para viabilizar a ligação, outras questões técnicas relativas à localização dos imóveis que estão abaixo do nível da rede e exigem um recurso auxiliar de bombeamento para que o serviço se torne ível, áreas comuns entre imóveis que necessitam de autorização de partes distintas, são alguns exemplos.
O que dizem as prefeituras e secretarias
Vila Velha
A prefeitura de Vila Velha informa que a lista disponibilizada pela Cesan está desatualizada e que apenas três imóveis estão pendentes de ligação, por estarem abaixo do nível de rede, com sistema individual. Entretanto, a atual gestão está buscando solução técnica para ligar na rede pública.
Cariacica
A Prefeitura de Cariacica informa que já providencia um ofício para fazer a ligação à rede de esgoto em um campo de futebol, no bairro Padre Gabriel, conforme lista da Cesan.
Incaper
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) informa que o Escritório Local de Desenvolvimento Rural de Vila Velha deve ser ligado à rede de esgoto a partir da execução das obras de instalação da nova rede da Cesan, no bairro onde está localizado o Escritório. O Incaper irá buscar apoio da Cesan para que a unidade de Vila Velha seja ligada à rede de esgoto o quanto antes possível.
Sesp
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) informa que os dois imóveis relacionados à Sesp, citados na demanda, são Companhias da Polícia Militar e ambas estão ligadas à rede de esgoto da Cesan. Em Cidade Continental, a 3ª Companhia do 6º Batalhão foi reformada e a entrega foi no dia 25/06/2021. A ligação foi realizada durante a obra. Em Barcelona, a reforma da 5ª Companhia do 6º BPM ainda está em andamento e a ligação à rede de esgoto já foi realizada.
Demais prefeitura e órgãos
A prefeitura da Serra e a Sedu foram procuradas, mas não deram retorno até a publicação da reportagem.
