Dia a dia
10 mil vacinas da Pfizer serão aplicadas apenas em Vitória
A determinação, de acordo com a Sesa, é do Ministério da Saúde. No total, 10 mil doses serão entregues à capital entre essa sexta e sábado
Vitória será o primeiro município capixaba a utilizar a vacina da Pfizer contra o novo coronavírus. Em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (30), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, afirmou que as primeiras 10 mil doses do imunizante devem chegar ao Espírito Santo entre hoje e sábado (1) e serão entre apenas à capital.
Segundo o secretário, essa foi uma orientação do próprio Ministério da Saúde. E de acordo Fernandes, a vacina poderá ser utilizada pelo município já nos próximas semanas durante a primeira etapa da campanha de vacinação do grupo de pessoas doenças crônicas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Diferente dos outros imunizantes do mercado, a vacina da Pfizer requer alguns cuidados específicos. Os frascos, por exemplo, serão entregues pelo Ministério da Saúde em temperaturas entre -25ºC e -15ºC, cuja conservação pode ser feita apenas durante 14 dias. Após entrar na rede de frio, com temperaturas de armazenamento entre 2ºC e 8ºC, o prazo para aplicação deve ocorrer em até cinco dias.
Além do transporte e armazenamento, a aplicação também tem um processo específico. Segundo subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Luiz Carlos Reblin, a prefeitura de Vitória já foi orientada sobre esses procedimentos.
“Nossa coordenação já vem definindo com a equipe da capital os mecanismos de utilização dessa vacina que é um pouco diferenciado. Ela requerer um diluente, por exemplo, diferente das doses habituais”, explicou Reblin.
