Cult
O universo da intimidade retratado pela ponta do lápis
Abertura da exposição “Lugar de Início e Destino” e lançamento do livro homônimo da artista Liliana Sanches acontece nesta quinta, em Vitória

Desenhos foram feitos em nanquim e aquarela. Foto: Reprodução
Embora tenha sido comum para Liliana Sanches, 35, mudar de casa durante toda a infância, seu interesse por esses ambientes em que criamos histórias, apegos e até traumas virou o objeto de estudo e pesquisa da agora artista plástica. O protagonista do seu trabalho é, sobretudo, o lar.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A curiosidade por esses espaços, “onde vivemos a vida e a morte” – como descreve a artista – fez Liliana pôr o lápis na mão e desenhar. O resultado do projeto pode ser conferido hoje, em sua primeira exposição individual, “Lugar de Início e Destino”, às 19h, no Léo Bahia Arte Contemporânea, no Centro, em Vitória. Essas imagens também fazem parte do livro que leva o mesmo nome da mostra e também será lançado hoje, no evento.
Serão expostos mais de 20 desenhos, feitos com nanquim e aquarela. Em desenhos de dimensões variadas, a artista destaca o preto e o branco, com o objetivo de “trazer um contraste de sentimentos e sensações”.

Trabalhos revelam poesia nos traços. Foto: Reprodução
Para causar esse efeito, ela acrescentou doses de fantasia às ilustrações; encontramos árvores que saltam do teto, banheiras transbordando água e um céu negro com montanhas de areia.
“Todo mundo tem uma história em comum quando o assunto é a própria casa, seja boa ou ruim. Não só ela: a de amigos, família… Quem estiver vendo as imagens, poderá recuperar memórias e contá-las sob seu ponto de vista”, conta a artista.
Além do valor simbólico, seu trabalho é uma tentativa de brincar com novas possibilidades e instrumentos artísticos. “Antes, por exemplo, eu usava muitas cores. Quis inovar. Esses desenhos podem servir como um trabalho poético, mas também quero que sejam um acervo gráfico, para quem gosta de ilustração”, explica.
A exposição é um recorte pequeno do livro, que conta com 50 desenhos. “Para mim, esses desenhos têm vida própria. O livro conta uma história, uma trajetória, e a exposição conta outra. Cabe ao público fazer a leitura”, diz.
“Lugar de Início e Destino”
Exposição e lançamento do livro homônimo, de Liliana Sanches
Quando: Hoje, às 19h.
Onde: No Léo Bahia Arte Contemporânea. Endereço: rua Nestor Gomes, 160, Centro, Vitória.
Valor: Entrada gratuita.
Mais informações: 3376-6346.
