Cult
Jovens de projeto social participam de festival online da Rússia
Sob a regência de Léo de Paula, oito alunos fizeram um vídeo que destaca a diversidade da percussão afro-brasileira. Assista
Um grupo de alunos de percussão do projeto Vale Música, na Serra, foi selecionado para participar do festival internacional DRUM Parade 2020, em comemoração ao aniversário de São Petersburgo, na Rússia. Os jovens capixabas são os únicos representantes do Brasil confirmados até agora para a tradicional parada musical, que terá início nesta quarta-feira (27) em versão online, por causa da pandemia do novo coronavírus.
Sob a regência do professor Léo de Paula, oito alunos fizeram um vídeo que destaca a diversidade da percussão afro-brasileira. Com instrumentos como agogô, tambor de congo, atabaque e chocalhos, eles interpretaram uma composição autoral do professor, produzida para uma peça de dança contemporânea em 2019. Os alunos têm entre 9 e 21 anos, e todos são da Grande Vitória.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Recebi o convite do festival e estendi a proposta para meus alunos do projeto. Deixei meus instrumentos na casa de cada um deles, e fizemos uma série de ensaios online. Depois, apenas juntamos as partes no vídeo. Foi um trabalho de muita dedicação, especialmente por ser no meio da quarentena”, diz Léo.
Ainda, segundo ele, serão desenvolvidas outras ações para os jovens que estão em confinamento e não podem ir às aulas presenciais do projeto. No entanto, eles aguardam as novas parcerias apenas nas próximas semanas.
Em 2019, o DRUM Parade entrou para o Guinness Book por reunir 1.288 percussionistas nas ruas da cidade. Este ano, o evento vai acontecer de forma online, com transmissão em tempo real pela TV da Rússia. Quem quiser assistir, pode conferir a programação nas redes sociais e nos sites dos canais. “Eles estão buscando o recorde de maior quantidade de músicos tocando simultaneamente na TV aberta. Também teremos vários flash mobs”, explica o professor.
Projeto social
O projeto Vale Música atende 200 alunos de 7 a 23 anos, na Estação Conhecimento Serra, em Cidade Continental, e a 80 alunos no Núcleo do Vale Música, no Parque Botânico Vale, em Vitória.
O projeto conta com diversos grupos artísticos e divididos em várias frentes de instrumentos, como a Orquestra Jovem Vale Música, o grupo Vale Música Jazz Band e a Banda Sinfônica Vale, que se apresentam em eventos no Espírito Santo e demais regiões do país.
Confira o vídeo na íntegra abaixo:
