Cult
Fábio Pinel faz live em homenagem aos 132 anos da Abolição da Escravatura
A apresentação será nesta quarta-feira (13), às 20 horas, no Instagram do sambista

Sambista Fábio Pinel. Foto: Divulgação
Em comemoração aos 132 anos da Abolição da Escravatura no Brasil, Fábio Pinel vai fazer uma live nesta quarta-feira (13), às 20 horas, na página do Instagram. O sambista promete um repertório que destaca a cultura afro-brasileira e que tem como tema a liberdade e igualdade racial.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
> Semana terá mais de 30 lives; Raça Negra, Aline Barros, Wesley Safadão e outros
O repertório vai contar ainda com músicas de Martinho da Vila, Moacyr Santos, Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Sandra de Sá e muitos outros. “Escolhi algumas músicas que marcaram a história da escravatura. ‘Kizomba, Festa da Raça’, na voz de Martinho da Vila, é uma delas, que conta um pouco desse processo. E outras músicas que mostram explicitamente o preconceito e falam dos negros de forma aberta, como ‘Sarará Miolo’, do Gilberto Gil”, revelou o músico.
Desde o início da quarentena, o sambista aderiu às lives como forma de aproximação com o público. Há algumas semanas, ele resolveu fazer apresentações temáticas. As últimas foram nos dias dos aniversários da sambista Beth Carvalho e do compositor Paulo César Pinheiro. Dessa vez o tema é relacionado à Lei Áurea.
Trajetória
Nascido na cidade de Lajinha, no interior de Minas Gerais, há 25 anos, Fábio Pinel veio para o Espírito Santo em 2009. Ele hoje se destaca na nova geração de sambistas em atividade no Estado. Após ganhar experiência nos palcos da Grande Vitória, ele chega agora ao primeiro CD, “O Dom de Cantar”, já disponível em formato físico e nos serviços de streaming.
Com a vinda para Vitória, Fábio iniciou uma nova trajetória, recebendo o convite para fazer parte do grupo Ilha Samba e, posteriormente, do grupo SambaFino, com o qual ganhou cancha de palco ao se apresentar em diversos bares e casas noturnas.
Ao mesmo tempo, Fábio atua como cantor da Orquestra Pop Jazz, do Ifes, sob regência do maestro Célio Paula, e marca presença no circuito de bares com música ao vivo de Vitória, em especial no Divino Botequim, em Jardim da Penha, onde desde 2016 faz a trilha sonora das tardes de sábado ao lado do experiente violonista Cecitônio Coelho e do percussionista Léo de Paula.
