Conteúdo de Marca
Atingidos pela chuva recebem doações e dose de esperança da Igreja Cristã Maranata

Organização de doação para desabrigados em Itamaraju
As chuvas que atingiram Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, chocaram o país no início deste ano. Com centenas de mortos e desaparecidos, além de muitos estragos na cidade, uma grande corrente de solidariedade se formou em prol dos moradores da cidade.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Pensando em oferecer auxílio espiritual e material para os atingidos, a Igreja Cristã Maranata organizou doações e uma grande rede de apoio para as vítimas dessa tragédia natural.
Esta é uma prática da Igreja Cristã Maranata em situações de desastre que atingem a população. No final do ano ado, municípios do Sul da Bahia, em especial Itamaraju, Medeiros Neto e Prado, foram tomados pela enchente das fortes chuvas. Por lá, também houve uma grande rede de doação.

Família que perdeu os bens na chuva e recebeu doações
Nessas localidades da Bahia e do Rio de Janeiro, onde a chuva castigou a população, a Igreja Cristã Maranata conseguiu organizar a compra de mais de 350 móveis e eletrodomésticos novos para doar às famílias dos fiéis que tiveram suas casas invadidas pela água e perderam seus bens. Além disso, toneladas de alimentos, roupas e itens de primeira necessidade foram concedidos às vitimas das enchentes.
De acordo com o Pastor Gualberto Pires, da ICM de Itamaraju, agir em solidariedade com os irmãos atingidos pela chuva é uma grande demonstração de ação cristã.
“Essas crises são muito repentinas, a ação da igreja é fundamental porque as famílias ficam desesperadas. As pessoas precisam de uma palavra de conforto, de consolo. E agir é um trabalho cristão, que é ajudar a todos”, disse.
Ação na Bahia
Em Itamaraju, Medeiros Neto e Prado, a ação contou com a participação de todos os pastores do município e cerca de 150 irmãos voluntários. Ao todo, 850 famílias foram beneficiadas com as doações.
“As estradas estavam fortemente danificadas e assim que os desvios foram feitos, alimentos e outros donativos foram levados para os locais que estavam isolados. As casas que foram duramente afetadas pela enchente e que tiveram móveis e eletrodomésticos destruídos foram catalogadas. Mais de 70 residências foram contabilizadas. E até mesmo vizinhos de irmãos da Maranata foram auxiliados”, explicou o Pastor Gualberto.

Caminhão leva doações para desabrigados pela chuva
Os itens essenciais, tais como, alimentos, água, material de limpeza, geladeira, fogão, armário de cozinha, guarda roupa, cama, colchão, foram adquiridos pelo Presbitério para serem enviados aos irmãos.

Casas foram danificados e móveis perdidos com a chuva
“Também apoiamos disponibilizando nossos espaços do Manaaim para recepcionar quem estava desabrigado e oferecer alimentação. Foram mais de 2 mil marmitas servidas”, relatou o Pastor Gualberto.
O Presbitério enviou mais de 6,5 toneladas de alimentos diversos e os membros enviaram também mais de 6 toneladas, totalizando aproximadamente em 12,5 ton de alimentos distribuídos para famílias carentes.
Além dessa ajuda emergencial de alimentos, água e roupas, a Igreja Cristã Maranata, adquiriu e doou para as 72 famílias da igreja que tiveram as casas alagadas os seguintes itens: geladeira, fogão, armário de cozinha, cama box, colchão e guarda-roupa.
Solidariedade em Petrópolis
As chuvas de Petrópolis ganharam o noticiário no mês de fevereiro de 2022. Casas destruídas, deslizamentos em encostas e muita destruição pela cidade. Neste cenário, os representantes da Igreja Cristã Maranata na cidade não perderam tempo.

Doações para desabrigados em Petrópolis
“Tão logo os estragos causados pela chuva começaram a chegar, entendemos que não podíamos perder tempo, pois nunca havíamos presenciado uma tragédia desse tamanho. Rapidamente nos organizamos para saber a situação dos membros da Igreja e possíveis necessidades”, explicou o Pastor Valter Babo, natural de Petrópolis e membro do Conselho Presbiterial da ICM.
Na cidade imperial, os trabalhos foram guiados pelo Coordenador da ICM em Petrópolis, Pastor Rodrigo Cabral Raposo. Além da união dos membros da Igreja, a diretoria no Espírito Santo se prontificou de imediato e disponibilizou recursos para aqueles que tiveram perdas materiais.
Em Petrópolis, mais de 300 pessoas foram ajudadas com o trabalho de 120 membros voluntários da ICM. Ao todo, 450 cestas básicas e produtos de higiene e limpeza foram doados, além de alimentos e móveis e eletrodomésticos.
Trabalho contínuo
Nas localidades atingidas pela chuva, a maioria das famílias que tiveram suas casas alagadas e móveis destruídos são as mais vulneráveis social e economicamente falando. Por conta disso, a ajuda em alimentos e itens básicos será mantida até que essas pessoas consigam se restabelecer.
Além do auxílio material, os irmãos atingidos pelo desastre natural seguiram recebendo orações, palavras de apoio e deram demonstrações de fé. Nos espaços do Manaaim, além das doações, cultos foram realizados e os fiéis acolhidos.
“Foi uma grande demonstração de solidariedade e esperança. Em momentos assim, a Igreja se une ainda mais”, concluiu o Pastor Gualberto.
