Coluna André Andrès
Vila Velha terá noite especial com ‘vinhos incomuns’ no Shopping Praia da Costa
DOC Gastronomia, instalado na área gourmet do shopping, terá degustação de rótulos de países como

DOC Gastronomia. Foto: Reprodução/Instagram
Um dos mais respeitados críticos de vinhos do país, Didu Russo vive lamentando o fato de se deparar, todos os dias, com uma missão impossível: apesar do grande número de garrafas abertas rotineiramente por ele, jamais lhe será possível provar todos os vinhos do mundo. Eles são muitos. E podem vir de locais inusitados. Nas prateleiras das lojas, dos supermercados, nos cardápios dos restaurantes é comum encontrarmos vinhos ses, italianos, portugueses e uma grande lista de chilenos e argentinos. Nada contra, são tintos vindos de alguns dos países com maior produção do planeta. Mas o mundo do vinho é bem mais vasto, como lembra Didu. E isso poderá ser comprovado a partir desta sexta-feira no DOC Gastronomia, restaurante inaugurado há poucos meses no Shopping Praia da Costa. Um evento vai ter como foco vinhos incomuns, como os produzidos na Europa Central ou Oriental, como Eslovênia ou Geórgia. Mas os produtores tradicionais também estarão representados.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O objetivo dos proprietários do DOC sempre foi juntar carnes grelhadas, massas e frutos do mar a vinhos de boa qualidade, oferecidos em rótulos ou em taças com grande variedade de rótulos e preços. A intenção, agora, é aprofundar uma outra proposta, oferecendo um amplo leque de opções de tintos e brancos, além de pães, queijos e frios. Ou seja, facilitar a vida de quem quer levar para casa um bom vinho e algo para acompanhá-lo.
O pontapé para esse projeto será dado na sexta-feira, dia 25. Será como um ‘cartão de visitas’, principalmente para quem ainda não conhece a casa e, também, para quem já provou seus pratos, mas agora deseja matar a curiosidade sobre rótulos vindos de regiões produtoras menos conhecidas.
A noite vai funcionar da seguinte forma: a pessoa faz a reserva e poderá provar taças de rótulos variados. Com calma, poderá escolher algum vinho de sua preferência. Daí vem a melhor parte: o valor investido na reserva será usado na compra da garrafa escolhida. Ou seja, a noite começa com uma boa degustação e termina com boas garrafas sendo levadas para casa. Durante todo o tempo, o serviço do restaurante poderá ser usado. Ou seja, as entradinhas e pratos do DOC poderão ser pedidos para a cozinha.
Será uma noite incomum, como alguns dos vinhos a serem servidos. Uma noite capaz de agradar desde quem está começando a entrar agora no mundo dos vinhos, sempre capaz de impressionar por conta de seu tamanho, até aqueles frequentadores antigos, como Didu Russo, para quem essa vastidão provoca muito prazer e uma enorme ansiedade…
Onde: DOC Gastronomia, na área gourmet do Shopping Praia da Costa.
Quando: Sexta-feira, dia 25, a partir de 19 horas.
Quanto: R$ 200 (o valor poderá ser revertido em garrafas de vinhos escolhidos após a degustação)
Reservas: 27 99972 1040 ou 11 98135 5353.
Alguns exemplos dos vinhos a serem servidos na degustação:
Puklavec & Friends Rosé de Pinot Noir – Vinho produzido na região de Stajerska, na Eslovênia. A Pinot Noir é, por natureza, uma uva delicada, leve. Esse rosé promete a boa combinação de frescor, mineralidade e toques frutados. Tem 12% de graduação alcoólica, volume raro nos dias atuais, de vinhos bem mais pesados e com muito mais presença de álcool.
Kirke Saperavi – Kirke é como a deusa grega Circe é chamada na Georgia, de onde vem esse vinho produzido com a Superavi, casta típica da região, caracterizada por ser densa, de cor muito marcante. Circe é uma feiticeira de muitas facetas. Para os agricultores da região de Kakheti, ela era uma espécie de ninfa encantadora, com enorme predileção pela colheita noturna. Esse tipo de colheita, chamada de colheita de Kirke, ainda hoje é adotada, inclusive no caso dessa vinícola. O vinho tem 13% de teor alcoólico.
Bueno Paralelo 31 – Galvão Bueno prometeu narrar sua última Copa neste ano. Mas sua outra grande paixão continua com grande atividade. Galvão produz vinhos na região da Campanha. No Brasil, ela é bem menos conhecida quando comparada com a região de Bento Gonçalves, por exemplo. O Paralelo 31 (referência à área onde é produzido) é resultado da mescla de Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot. Amadurece em barris de carvalho francês e americano. Tem 14,5% de graduação alcoólica. E é um bom exemplar da produção vinícola nacional, injustamente deixada em segundo plano por nós, brasileiros.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
